Com ameaça da variante Delta, S&P 500 futuro opera estável nesta quarta
O S&P 500 opera entre ganhos e perdas no mercado futuro na manhã desta quarta-feira (8), após fechar em queda na véspera. O mercado norte-americano avalia o avanço do número de infecções pelo novo coronavírus, além de acompanhar os próximos passos de política monetária mundo afora.
Por volta das 8h48, o S&P 500 recuava 0,02% para, 4.519,20 pontos. A Nasdaq, por sua vez, caía 0,04%, para 15.668,90 pontos. Ontem, a Bolsa de tecnologia estadunidense fechou em um novo topo histórico, a despeito das quedas dos demais mercados.
Nos últimos dias, o mercado acionário estadunidense perdeu força com o aumento de casos da pandemia, criação de empregos mais fraco que o esperado em agosto e as intenções de autoridades monetárias em retirarem os estímulos.
Os investidores estão aguardando novas pistas do Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu (BCE) sobre a diminuição do ritmo de compras de ativos, além do entendimento das autoridades sobre a inflação.
O Banco Central dos Estados Unidos divulgará, às 15h desta quarta, o Livro Bege, documento publicado 8 vezes ao ano que contém informações qualitativas sobre a situação da economia do país.
No mercado de títulos públicos, o rendimento das Treasuries de 10 anos caiu para 1,356%, de 1,370% na terça.
Já entre as criptomoedas, o Bitcoin permanece em seu processo de correção após El Salvador ser o primeiro país a transformar o ativo em moeda corrente oficial do país, junto ao dólar. Na segunda, a queda foi de 11%, mas a maior criptomoeda do mundo tem valorização acumulada de 59% no ano.
“Nesta manhã, os mercados estão divididos com a volatilidade em alta”, comenta Roberto Padovani, economista do Banco BV. “A principal razão talvez seja as Treasuries que voltaram a subir nos Estados Unidos, influenciando um viés negativo nas Bolsas internacionais, o que deve ser refletido aqui na abertura.
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h:
- S&P 500: -0,03%
- Nasdaq: -0,03%
- DAX 30 (Alemanha): -0,66%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,33%
- Euro Stoxx 50: -0,43%
- SSE Composite (Xangai): -0,04% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,89% (fechada)
Os mercados internacionais iniciam setembro com o mesmo otimismo das últimas semanas, a despeito das preocupações que rondam o âmbito econômico. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.