O mercado futuro do S&P 500 opera em leve baixa na manhã desta segunda-feira (9), com a demanda por petróleo no radar dos investidores. O preço do ouro também recua com uma grande ordem de venda, ao passo que o rendimento das Treasuries de 10 anos volta a subir.
Por volta das 8h45, o S&P 500 caía 0,10%, para 4.431,90 pontos. A Nasdaq, por sua vez, subia 0,12%, para 15.127,80 pontos.
No mercado de commodities, o destaque fica por conta do petróleo. O barril do tipo Brent cai cerca de 3,6%, para menos de US$ 69, na maior sequência negativa desde meados de julho. Um surto da pandemia da Covid-19 tem chamado atenção sobre um possível impacto na demanda.
O ponto focal da disseminação de infecções pela variante Delta ocorre na China e em outros países do Leste Asiático. Autoridades sanitárias do governo chinês disseram na última semana que a cidade cancelaria todas as exposições e eventos de grande escala até o fim deste mês.
A China é o maior importador de petróleo do planeta, mas esse rótulo tem sido arrefecido. Dados alfandegários publicados no fim de semana mostram que o país importou menos da matéria-prima por dia no mês passado, em relação a junho.
Os investidores, com isso, procuram novas pistas sobre o futuro da commodity. Nesta semana, serão divulgados relatórios da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e Agência Internacional de Energia.
Nos Estados Unidos, o mercado aguarda o relatório JOLTS, sobre abertura e fechamento de vagas de emprego, em junho para obter mais informações sobre o mercado de trabalho. O relatório será divulgado às 11h (horário de Brasília).
“O tom dos mercados nesta manhã é de leve cautela, com as preocupações com a variante na Ásia”, diz o economista Roberto Padovani, do Banco BV. “Indicadores econômicos também atrapalham. Dados da balanço comercial na China vieram fracos, ao passo que a inflação continua forte, o que traz receio.”
“Por outro lado, dados comerciais da Alemanha foram positivo e existe a expectativa da aprovação do pacote de infraestrutura nos Estados Unidos.”
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h:
- S&P 500: -0,11%
- Nasdaq: +0,11%
- DAX 30 (Alemanha): -0,06%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,22%
- Euro Stoxx 50: +0,12%
- SSE Composite (Xangai): +1,05% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): (fechada)
A segunda semana de agosto começa de forma majoritariamente positiva, mas com o andamento da economia chinesa no radar. Ademais, o S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a recuperação econômica global.