O S&P 500 opera de forma estável no mercado futuro na manhã desta quinta-feira (22). Os investidores aguardam dados econômicos e balanços corporativos para ditar o sentido dos mercados no dia.
Por volta das 9h40, o S&P 500 caía 0,01%, para 4.319,88 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avança 0,10%, para 14.842,50 pontos. Após o fechamento do mercado, Intel e Twitter divulgarão seus números do segundo trimestre deste ano.
Mesmo com a desaceleração de hoje, o mercado norte-americano já apaga as perdas da última segunda-feira (19), quando a variante Delta assombrou os investidores.
A procura por risco já volta à cabeça dos gestores, com o rendimento das Treasuries de 10 anos em alta, mostrando que a demanda pela segurança dos títulos está diminuindo. Hoje, os papéis estão em 1,29%, de 1,19% três dias atrás.
O dado que deve acompanhar o desempenho do dia é o número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Trabalho, os pedidos totalizaram 419 mil na semana encerrada em 17 de julho, um aumento de 51 mil em relação à semana anterior.
Segundo a Bloomberg, a expectativa era por 350 mil novos pedidos. Agora, os investidores avaliarão se a pandemia volta a impactar a economia e se a recuperação econômica sentirá essa influência.
Em termos de política monetária, também movimenta o dia a decisão do Banco Central Europeu (BCE) em manter a taxa de juros refencial zerada. A autoridade monetária central também reiterou seu objetivo de buscar uma inflação anual de 2%.
“O dia mostra mais um período de recuperação de preços. O humor é bastante positivo”, diz o economista Roberto Padovani, do Banco BV. “Ainda há a expectativa por um acordo político para a aprovação de mais um pacote fiscal nos Estados Unidos, com gastos em infraestrutura.”
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h50:
- S&P 500 futuro: -0,03%
- Nasdaq futuro: +0,10%
- DAX 30 (Alemanha): +0,58%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,30%
- Euro Stoxx 50: +0,74%
- SSE Composite (Xangai): +0,34% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): (fechada)
A primeira metade de julho foi majoritariamente positiva para os mercados internacionais, embora atentos às variantes da Covid-19. O S&P 500 e as bolsas, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a recuperação econômica global.
Notícias Relacionadas