Após se recuperar de uma baixa que parecia garantida na véspera, o S&P 500 opera em alta no mercado futuro na manhã desta quinta-feira (14). As atenções do mercado voltam-se aos dados corporativos do terceiro trimestre deste ano, após a digestão dos números inflacionários nos Estados Unidos.
Por volta das 9h10, o S&P 500 futuro subia 0,99%, para 4.407,20 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 1,17%, para 14.947,20 pontos. O índice DXY, que apresenta a variação do dólar frente a uma cesta de moedas, recua 0,23%, para 93,86 pontos. O VIX, índice do medo, cai 4,6%.
Os investidores observam os resultados trimestrais para avaliar o impacto da inflação mais rígida do que o projetado. O aumento do custo de energia, desequilíbrio na cadeia de suprimentos e aumento da taxa de juros no radar para os próximos dois anos fazem preço.
Os grandes bancos norte-americanos tradicionalmente abrem a temporada de balanços e servem como um balizador para entender o desempenho da economia.
As ações do Bank of America, uma das maiores instituições de varejo do país, sobem quase 3% no pre-market, após seu lucro no terceiro trimestre avançar 58% em comparação ao mesmo período de 2020. O mesmo acontece com o Wells Fargo, que melhorou seus resultados em 59%, e sobe 1,2% no mercado futuro.
A cotação do barril de petróleo tipo Brent sobem mais 1,4%, permanecendo acima de US$ 84. No mercado de títulos, o rendimento das Treasuries de 10 anos recuam para 1,523%, de 1,549% na quarta.
Ontem, o arrefecimento da curva de juros norte-americana melhorou as perspectivas para o mercado acionário com a menor aversão a risco, impulsionando as empresas de tecnologia após semanas de aflição.
Nesta manhã será divulgado o número de pedidos de seguro-desemprego na semana encerrada no último sábado (9). Economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal esperam que o número caia pela segunda semana consecutiva.
“Ontem, membros do Fed demonstraram firmeza em relação à retirada dos estímulos, indicando que pode acontecer um pouco antes do esperado. Além disso, apesar do CPI divulgado um pouco pior que o esperado, o núcleo veio dentro das estimativas”, comentou a Ativa Investimentos.
S&P 500 e as Bolsas internacionais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h23:
- S&P 500: +0,94%
- Nasdaq: +1,13%
- DAX 30 (Alemanha): +1,07%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,75%
- Euro Stoxx 50: +1,38%
- SSE Composite (Xangai): -0,10% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +1,46% (fechada)
Os mercados mundiais procuram retomar o trilho positivo em outubro, embora a sombra da queda em setembro permaneça no radar. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.
Notícias Relacionadas