S&P 500 futuro opera entre ganhos e perdas no início dos balanços do 2T21
O mercado futuro do S&P 500 opera entre ganhos e perdas na manhã desta terça-feira (13), com os investidores reagindo ao dia agitado pela frente. Grandes bancos darão a largada na temporada de balanços corporativos do segundo trimestre deste ano, com altas expectativas.
Por volta das 8h39, o S&P 500 caía 1,30%, para 4.342,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,56%, a 14.858,00 pontos. Contudo, a inflação deve conduzir as preocupações do mercado no pregão.
Dados sobre os preços ao consumidor serão divulgados às 9h30 (horário de Brasília) serão averiguados pelos investidores. Eles procuram saber se a pressão inflacionária está se espalhando amplamente pela economia ou se diz respeito às distorções entre oferta e demanda em alguns setores específicos.
Os investidores aguardam os dados sobre a inflação para compararem com as previsões do Federal Reserve (Fed), de que trata-se de um fenômeno passageiro, fazendo com que a política monetária acomodatícia seja mantida.
As Treasuries de 10 anos tem leve alta para R$ 1,365%, de 1,362% na véspera. Os rendimentos recuaram nos últimos meses, com o movimento de aversão ao risco e compra de títulos públicos norte-americanos.
Segundo a Ativa Investimentos, é esperada uma leve desaceleração na margem, de 5,0% para 4,9%, no número fechado em referência a junho da inflação norte-americana.
A corretora também salientou que os mercados na Ásia fecharam em alta após a balança comercial da China crescer acima do esperado pelos economistas.
Hoje, JP Morgan e Goldman Sachs darão o pontapé inicial dos balanços trimestrais das grandes instituições financeiras dos Estados Unidos.
A expectativa é por bons resultados, sobretudo por conta da recuperação econômica estadunidense, que deve ser sentida na ponta pelos grandes bancos.
Nos mercados de commodities, o barril de petróleo tipo Bren tem leve alta, para US$ 75,58. As cotações futuras do ouro subiram 0,1%.
Esta semana também marca a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China do segundo trimestre, na quinta-feira (15). Na sexta (16), o Banco Central do Japão decidirá sobre a taxa de juros.
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h55:
- S&P 500 futuro: +0,01%
- Nasdaq futuro: +0,30%
- DAX 30 (Alemanha): +0,03%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,02%
- Euro Stoxx 50: -0,02%
- SSE Composite (Xangai): +0,53% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,52% (fechada)
Os mercados internacionais abriram julho de forma positiva, embora atentos às variantes da Covid-19. O S&P 500 e as bolsas mundias, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a recuperação econômica no pós-pandemia.