O mercado futuro do S&P 500 opera em alta na manhã desta quarta-feira (7), antes da divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed). Os investidores aguardam pistas sobre a redução dos estímulos monetários à economia norte-americana.
Por volta das 8h42, o S&P 500 subia 0,19%, para 4.342,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,56%, a 14.858,00 pontos. O desempenho do mercado tem se mostrado sensível à visão da autoridade monetária central do país para a economia, embora tenha sido positivo nos últimos pregões.
Na última reunião, os integrantes do Fed começaram a discutir as compras de títulos mensais na ordem de US$ 120 bilhões. A preocupação é com o avanço da inflação, já que o BC norte-americano persegue uma meta de 2% e o número dos últimos 12 meses está acima deste patamar.
Membros do Fed já demonstraram que entendem a recente melhora do mercado de trabalho e o aumento dos preços na economia como um “progresso substancial” frente à crise gerada pela pandemia.
Em junho, os Estados Unidos geraram 850 mil postos de trabalho, resutlado acima das expectativas após dois meses seguidos de ganhos considerados fracos.
As Treasuries de 10 anos continuam em tendência de queda. Nos últimos oito pregões foram sete quedas, inclusive com uma forte baixa de 5,86% na véspera, apresentando um rendimento de 1,35% nesta quarta.
Por mais que as pressões inflacionárias preocupem no curto prazo, o Fed tem mostrado uma posição austera para conter o aumento dos preços no médio e longo prazos, o que explica o movimento com os títulos públicos.
O movimento nas bolsas europeias é positivo, após a previsão de que a economia da zona do euro deve crescer mais forte do que o esperado. Riscos como novas variantes da Covid-19 estão sendo monitorados.
“Hoje os mercados se recuperam da aversão ao risco da véspera”, diz Carlos Lopes, economista do banco BV. “O evento mais importante do dia é a ata do Fed, por mais que não sejam esperadas mudanças drásticas.”
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h55:
- S&P 500 futuro: +0,22%
- Nasdaq futuro: +0,21%
- DAX 30 (Alemanha): +0,91%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,44%
- Euro Stoxx 50: +0,43%
- SSE Composite (Xangai): +0,66% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,96% (fechada)
Os mercados internacionais abriram julho de forma positiva, ignorando as preocupações com novas variantes do coronavírus. O S&P 500 e as bolsas mundias, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias nos Estados Unidos e a recuperação econômica no pós-pandemia.