O S&P 500 caiu no final das negociações desta terça-feira (6), após ter registrado uma alta histórica no pregão anterior.
Em queda de 0,09%, o S&P 500 fechou aos 4.073,94 pontos, ao passo que o Nasdaq Composite caiu 0,05%, aos 13.698,38 pontos.
As ações dispararam no início do segundo trimestre devido ao otimismo de que os gastos do governo, as vacinas e o relaxamento das restrições estão desencadeando um surto de rápido crescimento econômico.
No mercado do Tesouro dos EUA, o rendimento da nota de referência de 10 anos caiu 4,8 pontos base para 1,65%, continuando seu recuo de uma alta de 14 meses atingida no final de março.
Diante disso, confira algumas notícias importantes de hoje:
- Secretária do Tesouro dos EUA espera volta ao pleno emprego em 2022
- Governo dos EUA crê que é possível conseguir apoio bipartidário para pacote
- Para FMI, recuperação global está em progresso e retomada dos EUA ajuda todos
Economia dos EUA
A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, espera que os Estados Unidos retomem o pleno emprego em 2022.
Segundo ela, o governo do presidente Joe Biden decidiu agir “de forma grande”, com uma série de medidas fiscais para vencer a pandemia e viabilizar a recuperação econômica do país com rapidez, porque os riscos da crise eram expressivos, sobretudo, para a geração de postos de trabalho em nível nacional.
De acordo com Yellen, o governo norte-americano incentiva “os países em desenvolvimento a empregar políticas fiscal e monetária para apoiar a recuperação global”.
Pacote de infraestrutura
O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acredita que “há um caminho bipartidário” para avançar com o pacote de infraestrutura de US$ 2 trilhões no Congresso norte-americano, segundo afirmou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.
A proposta tem recebido críticas de republicanos e democratas moderados por adicionar mais um estímulo trilionário à economia logo após a adoção do Plano de Resgate Americano, orçado em US$ 1,9 trilhão.
Entre os pontos comuns que podem ajudar a Casa Branca a angariar o apoio dos congressistas, há consenso quanto a necessidade de investir mais para competir com a China em nível global, afirmou Psaki.
Recuperação global
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, destacou que a recuperação econômica global está em progresso, inclusive porque a retomada do crescimento dos Estados Unidos “ajuda todo o mundo”. O Fundo prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano subirá 6,4% neste ano e 3,5% em 2022.
De acordo com Kristalina Georgieva, o “risco climático é ameaça crescente” à estabilidade macroeconômica global e, por isso, países devem adotar políticas econômicas que contemplem medidas que estimulem o crescimento, mas favoráveis ao meio ambiente.
Mercados globais
Além dos EUA, confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior:
- Londres (FTSE 100): +1,28%
- Frankfurt (DAX 30): +0,70%
- Paris (CAC 40): +0,47%
- Milão (FTSE/MIB): +0,21%
- Hong Kong (Hang Seng): +1,97% (fechado por feriado)
- Xangai (SSE Composite): -0,04% (fechado por feriado)
- Tóquio (Nikkei 225): -1,30%
Última cotação S&P 500
Na última segunda-feira (5), o S&P 500 fechou o pregão em uma alta de 1,44%, aos 4.077,91 pontos.