Wall Street cedeu seus ganhos iniciais nesta quarta-feira (5), após a Casa Branca anunciar que apoiaria a suspensão dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas de coronavírus (Covid-19). Apesar disso, o S&P 500 fechou em leve alta de 0,07%, aos 4.167,59 pontos.
De maneira contrária ao S&P 500, o Nasdaq Composite caiu neste pregão 0,37%, cotado aos 13.582,42 pontos.
A queda das ações foi liderada por alguns dos principais fabricantes de imunizantes, que caíram drasticamente depois que Katherine Tai, a representante comercial dos EUA, disse que apoiaria os planos da Organização Mundial do Comércio (OMC) para uma renúncia temporária de direitos de propriedade intelectual para o desenvolvimento de vacinas em todo o mundo.
A Moderna fechou em uma queda maior a 6%, enquanto as ações da BioNTech negociadas em Nova York oscilaram quase 18 pontos percentuais, passando de um ganho de 10% no início do dia para uma baixa de 9% no fechamento desta terça-feira, conforme informou o Financial Times.
A decisão do governo Biden alterou rapidamente a direção dos mercados de ações, que haviam se recuperado das perdas na terça-feira, com o recuo dos temores de inflação. Dados de empregos mais fracos do que o esperado e um esclarecimento do secretário do Tesouro dos EUA sobre comentários sobre a probabilidade de taxas de juros mais altas impulsionaram as ações no início do pregão de Nova York.
No entanto, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, posteriormente esclareceu suas observações, dizendo que não previa “um problema inflacionário”. “Pode ser que as taxas de juros tenham que subir um pouco para garantir que nossa economia não superaqueça”, disse.
Última cotação S&P 500
Na última terça-feira (4), o S&P 500 anotou queda de 0,67%, aos 4.164,66 pontos.
Notícias Relacionadas