As bolsas de Nova York fecharam em leve alta, suficiente para que os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq renovassem recorde de fechamento em dia de volume de negociações abaixo da média. Investidores aguardam a divulgação, amanhã, do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho nos EUA e o início da nova temporada de balanços corporativos. Os reflexos da pandemia de coronavírus também seguem no radar.
O S&P 500 fechou esta segunda-feira (12) em alta de 0,35%, aos 4.384,63 pontos, o Nasdaq Composite com foco em tecnologia subiu 0,2% aos 14.733,24 pontos e o índice Dow Jones avançou 0,36%, a 34.996,18 pontos.
A temporada de ganhos em Wall Street começa para valer amanhã, na terça-feira (13), com JPMorgan Chase e Goldman Sachs relatando resultados.
Os analistas preveem que os lucros das empresas no índice S&P 500 aumentem mais de 60% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Isso marcaria o segundo trimestre consecutivo de fortes aumentos nos lucros, um sinal de que grandes grupos americanos estão se recuperando rapidamente da pandemia.
Os investidores também devem prestar atenção a um relatório sobre os preços ao consumidor dos EUA, previsto para terça-feira, que deve mostrar que a inflação permaneceu alta na América por causa de problemas da cadeia de abastecimento, preços elevados de commodities e uma recuperação na economia em geral de as profundezas da pandemia há um ano.
Além disso, a rápida disseminação da variante Delta também chamou a atenção dos investidores. A cepa já é responsável pela maioria dos novos casos em muitos países europeus e está elevando as taxas de infecção ao seu nível mais alto há meses.
Embora os programas de vacinação tenham ajudado a quebrar o vínculo entre infecções e doenças graves e mortes, qualquer restrição social renovada pressionaria ainda mais as economias que estão se recuperando da crise da Covid-19, disseram os analistas.
Hoje, o dirigente da distrital de Nova York do Fed, John Williams, afirmou que a instituição ainda não atingiu as condições para o “tapering”, como é chamado o processo de redução gradual das compras de ativos. Segundo Williams, a “alta incerteza” ainda domina as perspectivas econômicas do país.
Última cotação
Na última sessão, quinta-feira (8), o S&P 500 perdeu 37,31 pontos, ou 0,9%, para terminar em 4320,82.
Notícias Relacionadas