As ações caíram nos Estados Unidos depois dos anúncios do Federal Reserve (Fed). O S&P 500 teve queda de 0,54%, para os 4.223,70 pontos.
Além do S&P 500, o Dow Jones Industrial Average caiu 265,66 pontos, ou 0,8%, para 34033,67, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 33,17 pontos, ou 0,2%.
O Federal Reserve (Fed) manteve, nesta quarta-feira (16), a taxa de juros referencial dos Estados Unidos no intervalo entre 0% e 0,25%.
A decisão pela manutenção da taxa de juros foi unânime entre os integrantes do Federal Open Market Committee (Fomc). A reunião, ainda, mostrou que a autoridade monetária central norte-americana prevê um aumento da taxa de juros até o fim de 2023, antes do que o Fed previa anteriormente.
Os investidores aguardavam o encontro dos líderes da política monetária norte-americana. Os últimos meses foram marcados pela intensa recuperação econômica, impulsionada pela vacinação no país.
Além disso, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quarta-feira (16) que o orçamento proposto pelo governo norte-americano para o ano fiscal de 2022 será “estratégico e fiscalmente responsável” e ajudará a atenuar antigas desigualdades econômicas. Os comentários são feitos durante audiência no Senado, de acordo com o texto do discurso divulgado hoje.
Yellen destacou que a maior economia do planeta está a caminho da recuperação, após a crise provocada pelo coronavírus, mas ponderou que a pandemia não representa o único problema enfrentado pelo país. “Muito antes de um único americano ser infectado com covid-19, milhões de pessoas neste país estavam enfrentando uma série de desafios econômicos estruturais de longo prazo que minavam sua capacidade de ganhar boa vida”, ressaltou.
Entre essas questões, a secretária citou disparidades de gêneros e raciais, além das mudanças climáticas. Para ela, o setor privado americano não empreende esforços suficientes para lidar com isso. “O orçamento, que inclui os planos de Empregos e Famílias americanos, vai consertar as fundações fraturadas de nossa economia”, garantiu.
Última cotação do S&P 500
O S&P 500 fechou o pregão da última terça-feira (15) em queda de 0,20%, cotado a 4.246,59 pontos.