O Softbank deixou as operações comerciais da OYO na América Latina após a decisão da startup de realizar mudanças em seu modelo de negócios na região. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12).
A multinacional japonesa, que já era acionista da OYO, também fechou uma joint venture em setembro de 2020, desta forma, assumindo um papel direto na rede hoteleira na América Latina. Segundo a Dow Jones, a meta do Softbank era investir US$ 75 milhões nas operações da OYO Latam.
Com o novo modelo de negócios da OYO, a startup indiana passará a realizar um serviço exclusivamente digital para todos os parceiros hoteleiros e hóspedes. Diante disso, “o Softbank Latam (SBLA) não estará mais envolvido nas operações comerciais.”
Contudo, de acordo com a empresa, as mudanças não significam que o modelo de negócio da empresa deixou de ser uma oportunidade viável no longo prazo na região.
Contabilizei, startup de soluções contábeis online, recebe investimento do SoftBank
A startup Contabilizei, focada em soluções contábeis de forma online, recebeu mais uma rodada de aportes. Dessa vez, o investimento partiu do Latin America Fund do SoftBank, um dos principais fundos de venture capital do mundo. O valor não foi divulgado.
O fundo, que também investe na startup Creditas, MadeiraMadeira e no Banco Inter (BIDI11), e que é referência em investimento em tecnologia na região, fez parte da Série C de aportes na Contabilizei. A rodada também contou com a participação de Kaszek, Point72, Quona e Banco Mundial (IFC), que já investiam na empresa.
De acordo com o comunicado oficial divulgado pela empresa, o investimento do SoftBank e dos demais integrantes da Série tem como objetivo “ampliar a oferta startup, que tem como missão democratizar o acesso de pequenas e médias empresas ao serviço de contabilidade e abertura de empresa, ajudando o empreendedor brasileiro a reduzir custos com a burocracia brasileira”.