Simone Tebet deve assumir ministério do Planejamento, diz jornal
A senadora Simone Tebet deve aceitar o convite para assumir o ministério do Planejamento no governo Lula. A informação foi apurada pela repórter da Globo, Gioconda Brasil, e confirmada pela comentarista do programa “Bom dia Brasil”, Miriam Leitão.
A imprensa chegou a circular a informação de que Simone Tebet tinha indicado que somente aceitaria o ministério do Planejamento se pasta fosse ‘turbinada’ com bancos públicos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BBAS3).
Apesar disso, Miriam informou que ela não exigiu a adição dessas instituições dentro da pasta — mas sim que a senadora acredita que o ministério deve versar sobre o planejamento direto e indireto do Brasil.
No segundo turno das eleições, Simone Tebet foi uma das principais aliadas de Lula. Em meio a isso, o mercado passou a gerar grandes expectativas sobre a função que a senadora poderia assumir no futuro governo do petista.
Desde então, foi especulado que ela assumiria o ministério do Meio Ambiente, por exemplo. Apesar disso, neste caso, ocorreu um conflito com a agenda da deputada Marina Silva — que também foi cogitada ao cargo.
Lula deve se encontrar com Tebet nesta terça-feira
Segundo apurado pela imprensa, Lula deve realizar um encontro com Simone Tebet nesta terça-feira (27).
De acordo com o jornalista da CNN, Gustavo Uribe, antes do encontro com a senadora, o futuro presidente pretende dialogar com dirigentes nacionais do MDB nesta manhã.
Dirigentes do PT informaram ao jornalista que Lula vem procurando uma alternativa para a hipótese de não chegar a um consenso para que Tebet comande o Planejamento.
O jornalista revela que, nos bastidores, dirigentes petistas — incluindo Fernando Haddad — vêm demonstrando incômodo com a possibilidade de Tebet apresentar possíveis exigências para aceitar o convite.
A senadora chegou a concorrer à presidência nas eleições de 2022, mas teve 4,16% dos votos no primeiro turno. O mandato Tebet no Senado se encerra em fevereiro de 2023.