Ícone do site Suno Notícias

Shoppings isentarão lojistas de aluguel devido a pandemia

HGBS11 reabrirá unidade no Rio Grande do Sul mas fechará uma no Rio de Janeiro

HGBS11 reabrirá unidade no Rio Grande do Sul mas fechará uma no Rio de Janeiro

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) anunciou nessa segunda-feira (23) que os lojistas de shoppings no Brasil não terão que pagar o aluguel durante o período em que estiverem fechados pela pandemia do coronavírus.

Mais de 95% dos shoppings já estão fechados após recomendação do governo, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

A Alshop divulgou que “não haverá cobrança de aluguel durante o tempo em que os shoppings estiverem fechados. A cobrança do condomínio será flexibilizada e reduzidas uma vez que o custo de manutenção, limpeza, energia e conservação ainda se mantém”.

Saiba mais: Iguatemi (IGTA3) suspende atividade em shoppings por coronavírus

Além de que as linhas de crédito serão reduzidas assim como os impostos. “Estas medidas se unem a outras que já obtivemos em acordo com o poder público como as linhas de crédito reduzidas, redução de impostos entre outras destacando que desde o início desta crise nos colocamos em contato com os associados buscando entendimento mútuo neste enfrentamento” informou a Associação.

Em relação aos alugueis do mês de março, mês em que as medidas de paralisação foram aderidas, a cobrança não será anulada, porém será adiada e poderá ser negociada.

Shoppings paralisam atividades

No último sábado (21) a Iguatemi (IGTA3) suspendeu o atendimento das lojas de seus shoppings centers localizados no interior de São Paulo. De acordo com o comunicado publicado pela empresa  as atividades serão suspensas até o dia 30 de abril.

A companhia ressaltou, no entanto, que as operações essenciais como farmácias, clínica de saúde, supermercados e restaurantes permanecerão abertos. Estas operações funcionarão em horário reduzido, de 12h às 20h. Além disso, a operadora de shoppings permitiu que os restaurantes disponibilizem serviços de delivery.

“As seguintes medidas estão sendo tomadas com o objetivo de garantir a segurança e a saúde de todos os clientes, lojistas, colaboradores e fornecedores com o avanço do covid-19 (coronavírus) no país”, informou a empresa de planejamento, desenvolvimento e administração de shoppings.

Sair da versão mobile