Shoppings isentarão lojistas de aluguel devido a pandemia

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) anunciou nessa segunda-feira (23) que os lojistas de shoppings no Brasil não terão que pagar o aluguel durante o período em que estiverem fechados pela pandemia do coronavírus.

Mais de 95% dos shoppings já estão fechados após recomendação do governo, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

A Alshop divulgou que “não haverá cobrança de aluguel durante o tempo em que os shoppings estiverem fechados. A cobrança do condomínio será flexibilizada e reduzidas uma vez que o custo de manutenção, limpeza, energia e conservação ainda se mantém”.

Saiba mais: Iguatemi (IGTA3) suspende atividade em shoppings por coronavírus

Além de que as linhas de crédito serão reduzidas assim como os impostos. “Estas medidas se unem a outras que já obtivemos em acordo com o poder público como as linhas de crédito reduzidas, redução de impostos entre outras destacando que desde o início desta crise nos colocamos em contato com os associados buscando entendimento mútuo neste enfrentamento” informou a Associação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/15e66f37-relatorio-irbb.png

Em relação aos alugueis do mês de março, mês em que as medidas de paralisação foram aderidas, a cobrança não será anulada, porém será adiada e poderá ser negociada.

Shoppings paralisam atividades

No último sábado (21) a Iguatemi (IGTA3) suspendeu o atendimento das lojas de seus shoppings centers localizados no interior de São Paulo. De acordo com o comunicado publicado pela empresa  as atividades serão suspensas até o dia 30 de abril.

A companhia ressaltou, no entanto, que as operações essenciais como farmácias, clínica de saúde, supermercados e restaurantes permanecerão abertos. Estas operações funcionarão em horário reduzido, de 12h às 20h. Além disso, a operadora de shoppings permitiu que os restaurantes disponibilizem serviços de delivery.

“As seguintes medidas estão sendo tomadas com o objetivo de garantir a segurança e a saúde de todos os clientes, lojistas, colaboradores e fornecedores com o avanço do covid-19 (coronavírus) no país”, informou a empresa de planejamento, desenvolvimento e administração de shoppings.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno