A e-commerce asiática Shopee inaugurou o seu quarto centro de distribuição de produtos em Guarulhos, São Paulo, nesta quarta-feira (1). A nova plataforma da marca é a segunda maior entre as nove que a empresa possui em território brasileiro.
Sem divulgar seus números de vendas e o tamanho do centro de distribuição, este é o terceiro empreendimento da Shopee neste ano. Dentro da região metropolitana de São Paulo, o espaço é o segundo maior, atrás apenas da unidade em Santana de Parnaíba.
A expansão das companhias de comércio eletrônico pelo Brasil, e especialmente no estado de São Paulo está sendo notável.
Desde 2020, o marketplace da Shopee no Brasil engrenou. Do grupo asiático Sea, de Cingapura, o primeiro passo da companhia fora do continente foi no Brasil onde São Paulo concentra o maior mercado consumidor da marca.
Segundo a Shopee, são mais de três milhões de vendedores brasileiros na plataforma, que são responsáveis por patamar superior a 90% das vendas da empresa no Brasil.
“A abertura do novo espaço tem como o objetivo melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros, por meio da otimização dos processos desde a coleta dos produtos até a entrega”, informou a Shopee em comunicado ao mercado.
Expansão da Shopee e outras marcas no Brasil
O centro de distribuição em Guarulhos, SP, inaugurado nesta quarta-feira (1) é o terceiro da companhia só neste ano. Em maio, a Shopee lançou duas unidades localizadas nas capitais nordestinas de Recife (PE) e em Salvador (BA). As duas foram as primeiras na região.
A nova unidade ainda está um pouco antecipada em relação à principal temporada do varejo. O período mais movimentado do setor, conhecido como Dia dos Solteiros, acontece no período de promoções do mês de novembro, que é reforçado principalmente por empresas asiáticas. Em seguida, o setor tende a impulsionar as vendas com datas como a Black Friday e as festas de fim de ano.
Além das unidades mencionadas, a e-commerce tem ainda outros dois centros de distribuição no interior paulista, e unidades nos Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Paraná.
Todos os centros de distribuição da Shopee adotam o modelo de estocagem “cross-docking”. Nele, os produtos armazenadas são limitadas, de forma que as mercadorias coletadas são já reorganizadas e direcionadas para a entrega ao consumidor final.
Ainda no Brasil, são 100 hubs logísticos da Shopee de menor escala e cerca de 1.400 pontos de coleta e entregas, onde vendedores podem deixar seus produtos e garantir que a empresa faça a entrega até o consumidor.