A disputa do e-commerce se tornou ainda mais acirrada com um novo player ganhando a preferência dos consumidores brasileiros. Se antes o cenário se resumia a Magazine Luiza (MGLU3), Mercado Livre (MELI34), Americanas (AMER3), Via (VIIA3) e Amazon (AMZO34), agora os consumidores tem uma nova preferência: a Shopee.
É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA). O levantamento aponta que a Shopee teve o maior NPS (Net Promoter Score), indicador de satisfação do cliente, em quatro das cinco regiões do Brasil e empatou em primeiro lugar com o Mercado Livre na região Sudeste. A empresa de Singapura elevou o seu indicador de 60 para 64 pontos neste último levantamento, de setembro.
Segundo o relatório do BofA, a Shopee também ampliou sua liderança na categoria ‘preços’ e continua a liderar o mercado em termos de usuários de aplicativos, com 43,6 milhões, em dezembro.
Agora, a empresa chinesa se prepara para abrir seu primeiro centro de distribuição em São Paulo.
Preferência pela Shopee coloca em cheque Magalu e outras varejistas
O brilho da Shopee diante dos olhos dos brasileiros aumenta a preocupação em relação às outras varejistas. Enquanto o Mercado Livre perdeu o primeiro lugar, o Magazine Luiza apresentou piora na percepção dos consumidores e a Via está atrasada ante seus pares.
Apesar de perder sua liderança de NPS, a empresa argentina teve a maior intenção de compra nos próximos 12 meses e ficou em primeiro lugar em 4 dos 5 principais atributos que o BofA mediu.
“O Mercado Livre permaneceu líder claro na entrega. A empresa também está progredindo nas categorias de bens de consumo de alta frequência e de movimento rápido”, diz relatório.
Por sua vez, o Magazine Luiza registrou queda em quase todas as métricas analisadas. Já a Via– dona da Casas Bahia e Ponto — se manteve com indicadores ruins.
Veja o ranking de satisfação dos clientes (NPS)
- Shopee: 64 pontos
- Mercado Livre: 61 pontos
- Amazon: 58 pontos
- Magazine Luiza: 48 pontos
- Americanas: 46 pontos
- Aliexpress: 35 pontos
- Casas Bahia: 34 pontos
A Amazon continuou a ter um dos desempenhos mais consistentes, conforme o levantamento do BofA. “A empresa foi mais frequentemente citada pelos participantes como a primeira parada em sua jornada de compras.”
Assim como a Shopee, a Americanas apresentou ganhos nessa pesquisa. O NPS permaneceu estável em 46, mas as percepções dos consumidores melhoraram e a empresa venceu na categoria de bens de consumo de alta velocidade.