A Shopee, plataforma de e-commerce de Singapura, recebeu autorização do Banco Central (BC) para operar como instituição de pagamentos no Brasil. A notícia foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (2).
Controlada pela SHPP Brasil Participações, a instituição de pagamentos e serviços da Shopee vai funcionar na modalidade de emissor de moeda eletrônica e poderá “gerenciar conta de pagamento do tipo pré-paga, em que os recursos devem ser depositados previamente”, conforme a definição do BC.
A sede da nova unidade fica em São Paulo e o capital inicial é de R$ 4 milhões. O controlador é o fundador da Shopee, Forrest Xiaodong.
O e-commerce da Shopee é controlado pela holding Sea, que possui uma unidade de serviços financeiros digitais, a SeaMoney. A companhia já tem mais de 45,8 milhões de usuários ativos, com foco principalmente no sudeste asiático.
Na visão da Ativa Investimentos, a notícia é negativa para as varejistas brasileiras. “Se tornando uma IP, a Shopee poderá oferecer mais modalidades de pagamento para o consumidor. Além disso, a empresa também está abrindo uma nova unidade em São Paulo, dobrando a aposta no país em um momento que as demais companhias estão precisando ser cautelosas em relação aos seus investimentos”, afirma a equipe de Research da Ativa.
Leia mais
Parceria: Shopee passa a integrar a PicPay Store, com cashback; descontos chegam a 50%
A varejista Shopee é a mais nova parceira do marketplace do PicPay. A parceria foi anunciada em 19 de abril.
De acordo com a plataforma financeira, o cashback em compras na Shopee pode chegar a até 6%, a depender da campanha promocional.
A PicPay Store, uma das apostas de crescimento da carteira digital, tem mais de 330 parceiros. Para comprar na Shopee a partir do aplicativo, o usuário deve selecionar a loja na plataforma, e será direcionado ao app da varejista para escolher os itens que deseja comprar e finalizar a transação.
O cashback é creditado diretamente na conta do PicPay, no prazo estabelecido pelo parceiro.
As empresas também destacaram que clientes PicPay com uma nova conta na Shopee terão cupons com até 50% de desconto e prazo de até 30 dias.
Com mais de 65 milhões de usuários, o PicPay tem buscado avenidas de negócio para ganhar tração além das transferências instantâneas de dinheiro.
A Shopee, que desembarcou no Brasil em 2019, é uma das varejistas virtuais que mais cresce no País.