Shinzo Abe, ex-primeiro ministro do Japão, morre baleado

O ex-primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu nesta sexta-feira (8) após ser baleado enquanto fazia um discurso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Ele fazia campanha em nome do Partido Liberal Democrata na cidade de Nara, perto de Kyoto. As eleições para a Câmara Alta do país estão marcadas para domingo.

O ex-primeiro-ministro do Japão foi levado ao pronto-socorro do Nara Medical University Hospital, que depois confirmou sua morte na noite de sexta-feira, horário local.

O atirador foi preso. Segundo a emissora local NHK, o suspeito tem 41 anos e foi identificado como Tetsuya Yamagami, morador de Nara. A morte de Shinzo Abe chocou o país, onde mortes por armas de fogo são muito raras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

De acordo com o site CNBC, 0 atual primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida, disse que o ataque foi “um ato desprezível e bárbaro que ocorreu em meio a uma eleição, que é a fundação da democracia”.

No mercado acionário japonês, as ações reduziram os ganhos depois da notícia da morte de Abe. O índice Nikkei 225 subiu 0,1%, depois de ter subido mais de 1% na véspera.

Shinzo Abe renunciou ao cargo de primeiro-ministro em agosto de 2020, após cumprir dois mandatos, devido a problemas de saúde. Ele criou políticas de estímulo no Japão conhecidas como Abenomics.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno