Enquanto sua presença no Brasil cresce exponencialmente, a Shein mira no mercado internacional para o lançamento de uma oferta pública inicial (da sigla em inglês, IPO) avaliada entre US$ 80 bilhões a US$ 90 bilhões (de R$ 390 bilhões a R$ 440 bilhões, na cotação do dólar atual). As informações são da Bloomberg.
Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, o valuation esperado pela e-commerce chinesa de fast fashion está muito acima das avaliações em negociações privadas que a empresa já teve.
A companhia informou a potenciais investidores que o IPO da Shein pretende atingir os valores de US$ 80 bilhões a US$ 90 bilhões, apesar de não confirmar quando seria o momento da abertura de capital. Segundo as fontes, a entrada da Shein na bolsa dos Estados Unidos segue ainda sem uma data confirmada devido à volatilidade do mercado.
Avaliação da Shein em negociações privadas
Em valuations privados prévios, a Shein viu números oscilarem de acordo com os fatores que mais preocupam os seus investidores no marketplace:
- Intensificação da concorrência do comércio eletrônico;
- Alegações de roubo de direitos autorais;
- Acusações do uso de trabalho forçado.
Com os problemas levantados, a loja online chinesa viu os números ficarem abaixo dos US$ 66 bilhões em maio, durante uma rodada de financiamento. Além disso, suas participações que sofreram trocas recentes no mercado secundário fixaram o valor da empresa entre US$ 50 bilhões e US$ 60 bilhões.
Em 2022, a Shein chegou a ser reconhecida como a terceira startup mais valiosa do mundo, sendo avaliada a US$ 100 bilhões em uma rodada de financiamento.
Contudo, de lá para cá, a e-commerce e outras startups e empresas de tecnologia viram seu valor de mercado despencar ao passo que as políticas econômicas se apertaram e as taxas de juros foram elevadas.
Previsões ainda são rasas sobre o IPO da Shein
Segundo as pessoas próximas ao assunto informara, as discussões a respeito do IPO da Shein ainda estão em andamento, sem haver uma decisão final a respeito da avaliação e prazo para a companhia entrar na bolsa nos EUA.
Nos últimos meses, empresas como Arm e Instacart tiveram suas ofertas inicias na bolsa, sinalizando a retomada do apetite na economia. Contudo, o conflito entre Israel e Hamas trouxe de volta um cenário de instabilidade e mais risco.
Enquanto isso, a Shein ainda mantém a tese de que deverá atingir uma receita de US$ 58,5 bilhões em 2025, superando as gigantes H&M e Zara e dobrando o valor atingido em 2022.
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