O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (2) que São Paulo registrou um novo recorde da abertura de novas empresas em um mês, desde que a série histórica foi inaugurada, em 1998.
De acordo com os dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), foram 23.305 novas empresas em setembro. Na avaliação de Doria, o índice “demonstra a retomada da economia de São Paulo depois do pior período para o Brasil e o mundo”, declarou o governador ao falar sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Doria anuncia que SP vai isentar novas empresas de tarifas
O governo de São Paulo permitiu a isenção de tarifas para abertura de novas empresas pelo período de 60 dias, iniciado no dia 25 de agosto, com a finalidade de auxiliar na retomada da economia. A informação foi divulgada pelo o governador João Doria (PSDB) no dia 24 de agosto durante uma entrevista coletiva.
A suspensão da cobranças das tarifas é valida para empresas que sejam:
- Limitada (Ltda);
- Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (Eireli);
- Sociedade Anônima (S/A);
- Empresa pública;
- Empresário Individual (EI);
- Sociedade Cooperativa.
Segundo Dória o projeto “é uma ação de estímulo à retomada da economia, sobretudo nos micro e pequenos empreendedores no nosso estado”.
Além disso, a abertura de novas empresas cresceu 8% em julho desse ano, em comparação com o mês equivalente em 2019, conforme destacou o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Ihoshi.
Ihoshi ainda salientou que “o que queremos com essa ação é manter esse ritmo acelerado de abertura de empresas, sobretudo dando oportunidade para aqueles empreendedores resilientes que estão se reinventando para poder criar seus novos negócios”.
Saiba Mais: Doria anuncia que SP vai isentar novas empresas de tarifas
O governador também ressaltou que o estado concedeu, através do Banco do Povo e do Banco Desenvolve SP, R$ 720 milhões em microcrédito para empreendedores brasileiros desde o começo da pandemia do novo coronavírus.
Essa ação, por sua vez, “ajudou milhares de pequenos e micro empreendedores a sobreviverem nesses cinco meses e espero nos próximos também”, apontou Doria. “Se ajudarmos São Paulo estaremos ajudando a recuperar a economia do Brasil”.