Serviços dos bancos subiram o dobro da inflação em dois anos, diz Idec

As tarifas dos serviços dos bancos aumentaram quase o dobro da inflação nos últimos dois anos, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O estudo foi feito com base nos serviços oferecidos pelos principais bancos do Brasil, sendo eles:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú Unibanco;
  • Santander.

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O Instituto analisou 20 serviços disponibilizados pelos bancos e seus valores cobrados. Além disso, foram analisados outros 70 pacotes de serviços com taxa fixa mensal.

De acordo com o estudo, entre abril de 2017 e maio de 2019, o reajuste médio das tarifas de serviços foi de 12% e dos pacotes de 14%. Enquanto isso, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação subiu 7,4% no mesmo período.

Os serviços básicos analisados pelo Idec possuem 50 tipos de tarifas diferentes, onde o reajuste mais baixo foi de 10% e o mais alto de 89%.

A economista do Idec, Ione Amorim, afirmou que atualmente “vivemos um momento em que há vários concorrentes novos entrando no mercado, com os bancos digitais e as fintechs, que oferecem diversos serviços gratuitos”, ela ainda conclui dizendo que “nada disso parece ter contribuído para que os grandes bancos praticassem uma política de preços mais competitiva”.

Serviços dos bancos subiram o dobro da inflação em dois anos, diz Idec

Tarifas de bancos digitais

O estudo do Idec ainda fez apontamentos sobre as tarifas de bancos digitais. O objetivo era mostrar as cobranças que são mal divulgadas e podem ser caras, daquelas instituições que prometem uma série de gratuidades.

Segundo a economista do instituto, houve dificuldade “em localizar informações sobre quais serviços são gratuitos e quais pagos, além de alguns dizerem que não cobram tarifas, mas, na prática, só oferecem a gratuidade se o consumidor tiver um consumo mínimo por mês”.

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Entre os serviços cobrados estão:

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Direito a gratuidade

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que “os bancos seguem estritamente as regulamentações do Banco Central no que se refere às cobranças que podem ou não ser feitas”. “Dentro das normas estabelecidas, cada instituição financeira determina os preços de seus produtos de acordo com sua estratégia comercial”.

Além disso, afirmou que existe uma ferramenta que é disponibilizada ao consumidor para que seja consultada todas as tarifas cobradas pela instituição. A ferramenta é o Sistema de Divulgação e Tarifas e Serviços Financeiros (STAR) e é mantida também pelos bancos.

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A Febraban lembra que “todos os clientes bancários têm direito ao pacote de Serviços Essenciais, que é isento da cobrança de tarifas”. De acordo com o Banco Central, os bancos devem disponibilizar um pacote sem custos com ao menos os seguintes serviços:

  • Fornecimento de cartão de débito;
  • Quatro saques;
  • Duas transferências para contas do mesmo banco no mês.
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Renan Bandeira

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