O ex-embaixador brasileiro e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, faleceu aos 79 anos, nesta quinta-feira (13), em São Paulo. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais nesta sexta-feira (14).
Conselheiro do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), Amaral trabalhou no posto de embaixador em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019). Sua formação acadêmica iniciou em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e seguiu para a pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne. O diplomata foi também professor de Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB).
Em seu período em Washington, EUA, Amaral presenciou a assinatura do acordo histórico entre o Brasil e os EUA de salvaguardas tecnológicas, que permitiu o uso comercial da base de Alcântara, Maranhão, para o lançamento de satélites, mísseis e foguetes.
Ocupou, ao longo da carreira, diferentes cargos públicos, como o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretário de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Ministro da Indústria e do Comércio (2016-2019) e Presidente dos Conselhos da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Notas de pesar
O vice-presidente Geraldo Alckmin publicou em suas redes sociais que recebeu a notícia do falecimento de Amaral com “profundo pesar”. Ao destacar o currículo de Amaral, apontou que ele deixou “uma imensa contribuição para a diplomacia e o serviço público brasileiros”.
O Instituto do Itamaraty também manifestou pesar:
“O ministro Mauro Vieira, em nome de toda a Casa, estende suas condolências e expressa seu reconhecimento por uma trajetória de relevantes serviços prestados ao Ministério das Relações Exteriores e ao Brasil.”
O velório ocorrerá no sábado (15), em Bela Vista, São Paulo, às 9 horas, seguido do enterro às 13h30 no cemitério São Paulo, em Pinheiros. Sérgio Amaral deixa quatro filhos e um neto.
Com informações de Agência Brasil.