A empresa de logística e transportes Sequoia (SEQL3) informou ao mercado a aquisição de 51% do capital social da Gigahub Serviços e, com isso, a empresa passará a oferecer os serviços de entrega a partir de pontos de retirada.
De acordo com fato relevante, a Sequoia vai desembolsar R$ 25 milhões para fechar negócio com a Gigahub, mas a aquisição pode chegar a valer R$ 36 milhões até o final da transação.
A compra resultará em uma nova sociedade, controlada pela Sequoia, para a prestação de serviços logísticos por meio de pontos de retirada e entrega e atividades relacionadas.
Para a empresa de logística, a união das companhias tem potencial de gerar uma das maiores redes de pontos de retirada do País. “Juntas, as empresas terão uma maior combinação de volume, custos competitivos e alto nível de serviço, criando uma opção robusta e ágil para o first e last mile no mercado brasileiro”, diz em fato relevante.
Inicialmente, o atendimento será a 400 municípios, de 26 Estados, com potencial de expansão para mais de 1.000 municípios ao longo do tempo. A Gigahub distribui catálogos de venda a domicílio e tem presença em mais de 1,7 mil pontos comerciais no Brasil, com foco no centro-sul e nordeste do País.
“A constituição da nova sociedade permitirá à Sequoia ampliar sua capacidade de atendimento ao e-commerce, principalmente nos segmentos de micro, pequenos e médios vendedores”, afirma em documento. Com isso, a empresa pretende realizar investimentos e expandir sua operação digital, conforme anunciado na abertura de capital na bolsa de valores.
Crescimento inôrganico da Sequoia já começou
Com os recursos levantados no IPO, em outubro de 2020, a Sequoia indicou que faria aquisições, ampliando seu crescimento no mercado de forma inorgânica. No final de março, a empresa fechou sua primeira aquisição.
A controlada da companhia, Transportadora Americana, adquiriu 100% da Transportadora Plimor. De acordo com a empresa de logística, a compra permitirá à Sequoia ampliar sua capacidade de atendimento, principalmente no Sul do País, aumentando capilaridade nos segmentos B2C e B2B.
“Em linha com a estratégia da companhia, a maior densidade nas rotas e estrutura operacional nas pontas proporcionará redução no lead time e mais agilidade nas entregas”, disse em fato relevante. A Sequoia não abriu o valor da transação.
Cotação no fechamento de mercado
Ao fim das operações de segunda-feira (09), quando fez o anúncio de aquisição da Gigahub, oa papéis SEQL3 apresentavam queda de 1,13%, cotados a R$ 21,80.
Desde o IPO, as ações da empresa valorizaram 78,69% frente ao valor de R$ 12,45 iniciais. Mas de janeiro até agora, as ações da Sequoia acumulam queda de 4,34%.