Semana de Previdência: Perdeu alguma coisa? Então confira tudo aqui!
Se o assunto previdência privada era complicado, podemos dizer que hoje já não é mais. Para esclarecer todos as questões e dúvidas sobre aposentadoria, o SUNO Notícias divulgou ao longo desta semana conteúdos sobre o assunto em parceria com o InfoMoney e o apoio da Capitânia Investimentos e da Suno Asset. Foram matérias especiais e lives com especialistas sobre ao assunto.
Chegamos hoje ao último dia da Semana da Previdência. Se você perdeu alguma live ou reportagem, relaxe: ainda é possível acessar todos os conteúdos compilados desta semana temática da previdência neste link.
Nesta semana, foram abordados temas como: o que analisar antes de investir em fundo de previdência, como funciona e como aumentar a rentabilidade. Além de lives que aconteceram com os especialistas, já disponíveis no canal do YouTube do SUNO Notícias. Confira a trilha:
- Dia 1: por onde começar?
- Dia 2: Entrando nos detalhes da previdência
- Dia 3: Hora de tirar as dúvidas
- Dia 4: Um pouco de urgência é preciso!
- Dia 5: Investindo como um profissional
Veja o que rolou na Semana da Previdência:
Recheada de conteúdo, a semana temática do SUNO Notícias começou na segunda-feira (6) e foi até esta sexta-feira (10).
Dia 1: Por onde começar?
A segunda-feira (6) abriu com uma reportagem esclarecedora sobre o fundo de previdência privada. Nela foi explicado o passo a passo para entender como funciona antes de se entrar em um fundo.
A matéria conta com uma lista de 5 vantagens para investir hoje em fundo de previdência:
- benefícios tributários
- estímulo a poupar
- portabilidade ilimitada
- planejamento sucessório
- foco no longo prazo
No mesmo dia teve uma live especial, Vale a pena ter uma previdência privada?, com o sócio diretor de relacionamento com investidores e produtos da Capitânia Investimentos, Carlos Simonetti. Nosso editor multimídia Gregory Prudenciano conversou com Simonetti sobre oportunidades em renda fixa e setor imobiliário na previdência aberta. Assista aqui:
Dia 2: Entrando nos detalhes da previdência
Na terça-feira (7) publicamos uma matéria sobre ‘Quanto custa por mês ter um bom plano de previdência para uma aposentadoria tranquila?’. O conteúdo revela que com o ciclo de alta da taxa Selic, hoje, não é preciso muito para investir e ter um bom valor acumulado no futuro.
Ou seja, em períodos de rendimentos mais baixos da taxa básica de juros é preciso guardar mais dinheiro – em contrapartida, em épocas de rendimentos mais altos, é possível reservar menos dinheiro e ainda assim alcançar o objetivo. A matéria inclui simulações do quanto seria necessário guardar por mês para alcançar a renda mensal no futuro de R$ 10 mil.
Dia 3: Hora de tirar as dúvidas
No dia seguinte, quarta-feira (8), foi publicado um guia com sete pontos que devem ser analisados antes de começar a investir no fundo de previdência. A matéria contou com a explicação de especialistas sobre as modalidades do fundo, tributação, rentabilidade e os fundos indicados por perfil. Mostrou também as modalidades que existem para sacar o valor investido na aposentadoria futura.
Além disso, a Capitânia apresentou seus fundos e estratégias e mostrou como os FIIs podem fazer parte disso.
No mesmo dia uma live especial no canal do YouTube do SUNO Notícias contou a Carolina Oliveira, especialista de fundos da XP, explicando as siglas VGBL e PGBL, como fazer portabilidade e escolher o fundo certo. Assista aqui!
Dia 4: Um pouco de urgência é preciso!
Na quinta-feira (9), o tema principal foi sobre como pensar hoje para descansar amanhã. A matéria instigou os jovens a repensar os gastos com festas e amigos e poupar um pouco para o investimento na aposentadoria, com o título: “Fila do INSS ou descanso nas Maldivas? Responda enquanto é jovem”.
O conteúdo retrata a importância de começar a investir hoje apesar de parecer uma preocupação distante. Cm a expectativa de vida dos brasileiros aumentando a cada ano, essa é uma estratégia vital.
A matéria traz a informação de que com a última reforma da previdência será difícil para os jovens de hoje, entre 20 e 30 anos de idade, conseguirem se aposentar com a mesma facilidade de tempos atrás.
Dia 5: Investindo como um profissional
No último dia da Semana da Previdência, sexta-feira (9), fechamos com a matéria sobre como aumentar a rentabilidade da previdência privada. A publicação revelou ainda simulações básicas de planos de previdência privada estimando quanto dinheiro é preciso investir todos os meses a partir da idade atual para ter, lá na frente, um pagamento mensal razoável no momento da aposentadora.
Se você perdeu a Semana Temática de Previdência Privada do Suno Notícias, em parceria com o Infomoney, e o apoio da Capitânia Investimentos e da Suno Asset, não se preocupe: pode acessar todos esses conteúdos neste link.