A Semana do Brasil, iniciada no dia 6 e estendida até o dia 15 de setembro, registrou um crescimento de 25% do faturamento do e-commerce em comparação ao evento realizado em 2019. No ano passado, entretanto, a alta havia sido de 41% em comparação a 2018. As informações são do “Broadcast”, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
A pesquisa levantada pela E-bit Nielsen, todavia, salientou que no primeiro semestre deste ano, as vendas on-line já registraram um faturamento 47% maior em relação ao mesmo período de 2019. Portanto, a Semana do Brasil não teve o mesmo apelo do que no ano passado — o fato do País ter entrado em recessão técnica em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pode ter colaborado negativamente.
Segundo o diretor de varejo da Nielsen, Roberto Butragueño, por conta do varejo on-line brasileiro já vir atuando de maneira mais intensa ao longo de 2020, algumas compras foram antecipadas e deixou a semana de promoções menos chamativa. “Mesmo sem um desempenho tão expressivo como no ano anterior, a alta de faturamento é positiva”, afirmou.
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Para ele, o alto volume de datas comerciais no País pode causa um efeito inverso no e-commerce, uma vez que “o consumidor nem sempre vai conseguir comprar em todas elas”. No entanto, segundo Butragueño, a expectativa pelo Black Friday é grande.
“Nos últimos 6 meses tivemos mais de 7 milhões de novos consumidores on-line. E a expectativa de compras para a Black Friday cresceu. No online, deve ser um número recorde”, disse o diretor.
Nordeste se destaca na Semana do Brasil
Segundo a consultoria, a região com maior crescimento no faturamento durante a Semana do Brasil, na comparação anualizada, foi o Nordeste, com um avanço de 82%. A região registrou uma participação de 20% no volume total negociado, mesmo peso da região Sul.
O Sudeste, região mais populosa do Brasil, comportando mais de um terço dos habitantes do País, registrou uma alta discreta, de 12%. Mesmo assim, a região ainda corresponde a metade do faturamento da semana comemorativa.
De acordo com o levantamente da Nielsen, 57% das vendas durante a Semana do Brasil foram concluídas através de telefones celulares ou tablets. Segundo a consultoria, a greve nacional dos Correios não impactou a receita auferida no período.