Selic: Inteligência Artificial indica 41% de chance de aumento na próxima reunião do Copom
Há 41,8% de probabilidade de o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevar a taxa Selic na sua próxima reunião, segundo o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), da Equus Capital, que utiliza Inteligência Artificial para coletar e analisar dados.
Segundo a inteligência artificial da casa, o aumento deve ser de 0,25% – o que deixaria a taxa Selic em 10,75%.
A IA da Equus Capital aponta que, nesta semana, ocorreu um aumento no número de contratos em aberto no mercado de opções de Copom, passando de 18.088 para 21.522.
“As taxas dos DIs com prazos mais longos subiram nesta sexta-feira devido a preocupações com o equilíbrio fiscal, após o aumento da dívida bruta em julho e a força do mercado de trabalho, que trazem dúvidas sobre o controle da inflação”, explica.
“Declarações do presidente do BC, Roberto Campos Neto, reduziram as expectativas de alta de 50 bps na Selic em setembro, estagnando as taxas de curto prazo, mas impulsionando as de prazos mais longos”, conclui.
As discussões acerca de um aumento da Selic foram reacendidas recentemente, por conta de indicadores econômicos recentes e também de falas de membros do Copom.
Gabriel Galípolo, que foi nomeado para ser o próximo presidente do BC, declarou reiteradas vezes que a autoridade monetária irá elevar os juros se for necessário.
Consenso do mercado segue com expectativa de estabilidade da Selic
Conforme a edição mais recente do Boletim Focus, divulgada nesta segunda (2), o consenso do mercado financeiro tem expectativas de que a taxa básica de juros feche o ano no mesmo patamar da atualidade, em 10,50%.
Essa projeção está sendo mantida por 11 semanas consecutivas.
Já para o ano que vem, as expectativas são de 10% de taxa de juros. Essa projeção está sendo mantida por duas semanas consecutivas.
Há quatro semanas atrás, contudo, a expectativa do consenso do mercado para a Selic era de 9,75%.