Os volumes totais da Santos Brasil (STBP3) subiram 24% no mês de setembro, em uma base anual, mesmo após fortes níveis em julho e agosto, possivelmente em decorrência do afrouxamento dos lockdowns na China.
É o que salta aos olhos da XP, em sua análise mensal sobre operadores portuários. A Santos Brasil viu seus volumes aumentarem 15% no terceiro trimestre do ano, sob a mesma base de comparação, contra uma queda de 4% no primeiro trimestre e alta de somente 1% no segundo trimestre — uma aceleração notável, na visão da casa de análise.
A utilização da capacidade do Porto de Santos permaneceu em níveis elevados em agosto, mantendo o patamar de cerca de 81%, contra 84% do mesmo mês em 2021 e 81% em 2020.
O terminal Tecon Santos, da Santos Brasil, teve participação de mercado estável no mês a mês, em 40%.
Volume da Santos Brasil foi positivo
O aumento de 24% no movimento de contêineres da Santos Brasil em setembro de 2022 com relação a setembro de 2021 reflete a performance positiva do Tecon Santos, segundo a XP.
Dos 122 mil contêineres movimentados pela companhia, cerca de 108 são atribuídos ao terminal.
Soma-se a isso o aquecimento da movimentação no Porto de Xangai.
A XP mantém recomendação de compra para os papéis da Santos Brasil, com preço-alvo de R$ 9 por ação.
A casa enxerga a Santos Brasil sendo negociada a um “atrativo” múltiplo EV/Ebitda ( indicador que mostra quantos anos seriam necessários para que o lucro operacional da empresa quitasse todos os gastos gerados para comprá-la) de 7,3x.
Além disso, a XP acredita que a Santos Brasil conta com uma taxa interna de retorno nominal de 13%. Segundo a casa, a empresa tem ” forte momento de curto prazo apoiado por perspectivas positivas para os resultados”.
Notícias positivas sobre o processo de privatização do Porto de Santos também são encaradas como favoráveis à companhia.
Às 11h15 (de Brasília) desta terça-feira, as ações da Santos Brasil acumulavam alta de 2,63% na bolsa de valores, sendo negociadas a aproximadamente R$ 8,18 — o que implica potencial de valorização próximo a 10%, dado o preço-alvo estipulado pela XP.
Notícias Relacionadas