Depois de anunciar, em setembro do ano passado, a aquisição de 60% de participação no capital social da Toro Investimentos, o Grupo Santander Brasil (SANB11) recebeu hoje a autorização do Banco Central para o início das operações de sua nova plataforma digital de investimentos e educação financeira.
Com essa autorização, o Santander anunciou então a criação de sua nova plataforma de investimentos oriunda da fusão de sua marca própria PI Investimentos e Toro. O nome que prevalecerá será Toro, mas o novo logotipo trará as cores da Pi.
“Entre os diferenciais que se somarão na nova companhia estão a taxa de corretagem zero na Bolsa e o cashback da taxa de administração de fundos de investimento, novidade introduzida pela Pi no mercado, e que passará a ser paga em dinheiro na conta dos clientes”, informou a instituição financeira.
O executivo Gabriel Kallas seguirá no cargo de CEO, tendo como COO (Chief Operational Officer) José Clemenceau, antes à frente da Pi.
“Já nascemos no ambiente digital, preparados para atender a uma base crescente de clientes, seja com nosso conteúdo de educação financeira e assessoria em investimentos ou ao oferecer uma jornada simples e intuitiva nas transações em Bolsa”, afirma o CEO e fundador da Toro, Gabriel Kallas, em comunicado.
“Agora ampliaremos nossa oferta com os produtos e serviços da Pi, e ao mesmo tempo contaremos com o respaldo de um grupo sólido como o Santander Brasil. Estamos prontos para conquistar uma fatia relevante do mercado brasileiro de investimentos”, completou Kallas.
Toro e Pi se unem para plataforma de investimentos do Santander
Criada em 2010 como uma fintech de investimentos e educação financeira, com sede em Belo Horizonte, a Toro recebeu em 2018 as autorizações para atuar como corretora. Além de ser a primeira plataforma brasileira a montar uma estrutura autônoma para transacionar títulos e valores mobiliários, a Toro foi uma das pioneiras na oferta de taxa de corretagem zero aos clientes.
Segundo o Santander, a Toro tem se beneficiado do crescente interesse dos brasileiros pela diversificação de investimentos, em especial em renda variável. No período de 12 meses até março, a Toro registrou crescimento de 180% no número de clientes e de 160% no volume de negócios. Somente em 2021, foram mais de 3,6 milhões de visitas de usuários únicos à plataforma de investimentos e educação financeira da corretora.
A Pi, por sua vez, foi lançada pelo Santander Brasil em março de 2019 como uma plataforma aberta de investimentos 100% digital, com uma oferta que inclui mais de 240 produtos de renda fixa. Além de somar as carteiras de clientes, a nova empresa contará com o modelo de atuação B2B desenvolvido pela Pi para atuar junto a clientes como family offices, gestores e consultores de investimentos.