O potencial de alta do Ibovespa, na visão do Santander (SANB11), ampliou-se nos últimos meses. O banco aumentou sua projeção para o índice acionário no fim de 2021, de 135 mil pontos para 145 mil pontos.
O reajuste, divulgado por meio de um relatório nesta terça-feira (27), perfaz um upside de pouco mais de 16% frente à cotação de hoje. A instituição reteirou a seus clientes a visão positiva que tem para o mercado acionário brasileiro, o que deve impulsionar os ganhos do Ibovespa.
O Santander atribui esse potencial à melhora da atividade doméstica em meio ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à reabertura da economia.
No começo deste mês, o banco realizou um forte reajuste na projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para este ano. A estimativa saiu de 3,6% para 3,1%, puxada pela recuperação do primeiro trimestre.
Na visão do banco, o Ibovespa será impulsionado pelas companhias que fazem parte do que o mercado chama de “trade de reabertura”. Isso nada mais é que a recuperação das companhias que tiveram suas ações pressionadas durante a pandemia. Isso engloba:
- Transporte;
- Varejo;
- Setor bancário;
- Distribuição de combustíveis.
Dois pontos principais preocupam os analistas do Santader. O primeiro diz respeito à pandemia. Caso a vacinação seja interrompida ou novas cepas da doença apareçam com força, isso influenciará negativamente a economia.
Além disso, o atraso em reformas fiscais pode empacar o desenvolvimento econômico do Brasil. A depreciação do câmbio e dependência dos emergentes das commodities também são pontos de atenção.
Itaú é mais agressivo: Ibovespa a 152 mil pontos no fim do ano
O Itaú BBA elevou, no início deste mês, suas projeções para o Ibovespa ao fim deste ano, de 135 mil para 152 mil pontos. Potencial de +21%.
Segundo o relatório da instituição, o ajuste na projeção do índice foi realizado em função da melhora na expectativa para os lucros das empresas neste ano e 2022.
“A Bolsa brasileira é negociada hoje a um múltiplo Preço/Lucro de 10,4 vezes e, se atingisse nosso target, corresponderia a um múltiplo de 13,3 vezes, ainda atraente”, apontaram os estrategistas.
O Itaú prevê crescimento de 5,5% da economia em 2021 e inflação na ordem de 5,6%.
Por volta das 11h45 desta terça-feira, o Ibovespa recuava 0,86%, para 124.918 pontos, seguindo o cenário de aversão ao risco do exterior.
Notícias Relacionadas