Santander (SANB11): cisão parcial da Getnet é autorizada pelo BC
O Santander Brasil (SANB11) informou nesta quarta-feira (14) que o Banco Central (BC) autorizou a cisão parcial da Getnet. Com isso, a empresa de maquininhas fica mais perto de abrir seu capital no Brasil e nos Estados Unidos.
Entretanto, em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Santander destaca que ainda está em curso:
- A obtenção do registro de companhia aberta da Getnet perante a CVM
- Pedido de listagem da Getnet na B3
- Registro das Units e ações da Getnet perante a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e a listagem dos ADSs da companhia, para negociação na Nasdaq.
Além disso, a entrega das ações e das Units da empresa de maquininhas aos acionistas do banco ainda não tem a data definida.
Na visão da XP, “no longo prazo, as ações do Santander devem cair à medida que ocorrer a cisão e o banco perder parte de seu poder de lucro e uma unidade com ROE superior ao do próprio banco”. Frente a isso, a XP reitera sua recomendação Neutra e preço-alvo de R$ 32 para o banco.
Santander aprova proposta de cisão da participação acionária na Getnet
Vale lembrar que foi em meados de fevereiro que o Santander aprovou a proposta de segregação da participação acionária que detém em sua subsidiária integral, através de uma cisão parcial do banco.
Assim, o mercado acreditava que a decisão do Banco Central iria demorar um pouco mais, e só seria divulgada em setembro ou outubro.
A cisão parcial da instituição financeira tem o objetivo de segregar todas as ações emitidas pela Getnet e que são do banco, com a incorporação da parcela cindida pela Getnet e consequentemente atribuição dos papéis da Getnet aos acionistas do Santander.
Nesse sentido, serão entregues aos acionistas do banco 0,25 ações ordinárias, preferenciais de emissão da Getnet para cada ação do Santander.
Além disso, o documento enviado ao mercado em fevereiro afirmava que “o objetivo da Cisão é possibilitar que a Getnet possa explorar o pleno potencial dos seus negócios, como parte da estratégia do Grupo Santander de concentrar os negócios de tecnologia e meios de pagamento do grupo na PagoNxt, uma nova plataforma global de meios de pagamento focada em tecnologia”.
Após a cisão, a Getnet será controlada pelo Banco Santander (Espanha).