Santander (SANB11) teve “um ano para esquecer”, diz XP após resultado do 4T23
O Santander (SANB11) reportou seus resultados trimestrais na manhã desta quarta-feira (31), com resultados que foram vistos como negativos pelo mercado. As ações do banco, com isso, opera em queda de mais de 2% no Ibovespa.
Analistas da XP destacaram que o resultado do Santander mostrou números “negativos e abaixo do esperado”.
“Apesar do NII estar em linha com as expectativas, a rentabilidade do banco foi pressionada por um aumento nas provisões e despesas gerais. O banco destacou que os resultados foram impactados por um caso específico no segmento corporativo e pela necessidade de provisões adicionais para fortalecer a cobertura de outras companhias do segmento corporativo”, diz a casa.
“Como resultado, o banco reportou um lucro líquido de R$ 2,2 bilhões, 26% abaixo de nossas projeções, resultando em um ROAE gerencial de 12,3%. O índice de inadimplência acima de 90 dias atingiu 3,1% e, apesar do aumento de 10bps T/T, não parece ser um ponto de preocupação”, completa.
Os especialistas ainda ressaltam que o indicador antecedente (15-90) confirma o bom desempenho das carteiras de empréstimo mais recentes, especialmente no segmento de pessoa física (-40 pontos base).
A expectativa já era de uma reação negativa do mercado, refletindo novas preocupações em relação à pressão contínua sobre a rentabilidade após um terceiro trimestre que indicava uma possível recuperação no futuro.
Desempenho das ações do Santander
As ações SANB11 abriram caindo 3% na bolsa de valores, e caem cerca de 2,7% por volta das 14h20.
No acumulado de 12 meses, os papéis do Santander caem 1,9%.