O Santander lança nesta segunda-feira (11) as operações da plataforma digital de renegociação de dívidas denominada ‘emDia’. A empresa é uma das startups criadas pela instituição financeira para expandir suas áreas de atuação. O objetivo da emDia é interligar credores e pessoas físicas com dívidas em atraso.
Com um cadastro acessível e fácil, o usuário da nova ferramenta do Santander deverá ver todas suas operações que estão em aberto e ter acesso às propostas para poder quitá-las.”Queremos que, num só local, o cliente possa enxergar todas as suas dívidas e renegociá-las de forma digital, quando e onde quiser”, diz a executiva-chefe da emDia, Mariana Perez.
A plataforma funcionará, inicialmente, com uma parceria entre o banco e a gestora de recuperação de crédito Return, que é controlada pelo Santander. Entretanto, a emDia negocia acordos com varejistas, companhias do setor de telecomunicação, energia e outras instituições financeiras. As operações com mais de 60 dias de atraso serão listadas.
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Os clientes dessas empresas serão assistidos de forma digital pela fintech. A emDia irpa mostrar quais dívidas eles têm e dar algumas opções de pagamento à vista ou a prazo. Os descontos são de 5% a 90% do valor devido, e serão definidos pelo parceiro que possui o crédito. Os clientes poderão fazer uma contraproposta ao credor, que poderá optar por aceitar ou não. “O objetivo é fechar acordos que o cliente consiga pagar. Hoje, muitas vezes, isso não acontece”, diz Marina.
Os usuários que pagarem as dívidas renegociadas dentro do prazo irão obter pontos que poderão ser usados na própria plataforma para abater débitos. Além disso, poderá ser escolhido o meio de pagamento para a ação.
O Santander espera fechar 1,2 milhão de renegociação em um ano com essa nova ferramenta. No início, a operação será feita apenas com pessoas físicas, porém a ideia é fazer uma nova operação para pequenas empresas já até a metade do ano que vem.