A empresa de softwares para gestão corporativa Salesforce anunciou ontem a compra do aplicativo de mensagens para trabalho Slack por cerca de US$ 27,7 bilhões. Com a aquisição, a companhia aumenta suas ferramentas de trabalho remoto para competir com a rival Microsoft, dona do Teams, e com o Zoom.
Esta é uma das principais transações da indústria de softwares da história, ao lado da compra da Red Hat pela IBM (US$ 34 bilhões), a do LinkedIn pela Microsoft (US$ 27 bilhões) e a do WhatsApp pelo Facebook (US$ 19 bilhões).
O Slack é utilizado como um mensageiro corporativo e permite a criação de grupos de trabalho, além de conversas individuais. Ela pode ser usada entre funcionários e também no contato com clientes e parceiros externos.
No ano passado, a empresa realizou uma das principais aberturas de capital do setor de tecnologia, chegando a valer mais de US$ 23 bilhões.
Os acionistas da Slack receberão US$ 26,79 em dinheiro e 0,0776 ação ordinária da Salesforce para cada ação da Slack, ou US$ 45,5 por papel, conforme o preço de fechamento desta terça-feira.
Segundo a agência de notícias Reuters, a oferta representa um prêmio de 54% desde que a primeira notícia sobre o negócios saiu na semana passada.
Compra do Slack pela Salesforce era esperada
O negócio deve ser fechado no segundo trimestre do ano fiscal de 2022 da Salesforce, empresa que fatura anualmente US$ 20 bilhões.
“A combinação da a Slack com o Salesforce Customer 360 será transformadora para consumidores e para a indústria.
A combinacão vai criar o sistema de operação para uma nova maneira de trabalhar, permitido o crescimento e o sucesso das empresas em um mundo totalmente digital”, afirmou a Salesforce no anúncio da transação.
Recentemente, a Slack enfrentou dificuldades, mostrando prejuízo de US$ 147,6 milhões durante os seis primeiros meses de 2020.
A empresa entrou 2020 com perda de 40% do valor desde que havia descidido abrir capital. Com os rumores da aquisição de hoje, o valor da Slack na bolsa subiu quase 50%. A notícia da aquisição foi antecipada na última quarta-feira, 25, pelo jornal Wall Street Journal.
“Juntos, Salesforce e Slack irão moldar o futuro do software empresarial e transformar a maneira como todos trabalham em um mundo totalmente digital”, disse Marc Benioff, presidente executivo da Salesforce, em comunicado. A notícia da aquisição foi antecipada na última quarta-feira, 25, pelo diário americano Wall Street Journal e resultou em uma alta nas ações do Slack nos últimos dias.