A Câmara Municipal de São Paulo deve votar nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que dá aval à privatização da Sabesp (SBSP3), dois dias após a primeira audiência pública sobre o tema.
A aprovação do texto pelos vereadores é um passo importante no processo de privatização da Sabesp, iniciado no ano passado.
O projeto de lei precisa de 28 dos 55 votos para ser aprovado. A sessão em que acontece a votação começa às 15h desta quarta-feira (17).
Após a votação, o texto deve voltar a ser avaliado por vereadores em plenário, de forma definitiva, durante as próximas semanas.
No geral, o texto autoriza a prefeitura de São Paulo a fazer “ajustes” em contrato com a empresa de saneamento. A aprovação é necessária para a privatização da companhia, pois a lei 14.934/2009 prevê que contratos “serão automaticamente extintos se o Estado vier a transferir o controle acionário da Sabesp à iniciativa privada“.
Sabesp (SBSP3) ajusta tarifa acima da inflação; saiba mais
Desde o último dia 10 de abril, passou a valer um reajuste tarifário feito pela Sabesp (SBSP3) acima da inflação nas tarifas vigentes. A alta foi de 6,4469%, acima da inflação.
O comunicado foi oficializado pela companhia na véspera (9), após autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
De acordo com a empresa, as novas tabelas tarifárias passarão a vigorar a partir de 10 de maio de 2024.
Um reajuste de 4,32% seria considerado “reajuste tarifário normal”. Ou seja: inflação ao consumidor subtraída pelo fator de produtividade. O reajuste tarifário da Sabesp, de 6,4%, portanto, traz um ágio de pouco mais de dois pontos percentuais.
Desempenho das ações
No mês, as ações de Sabesp (SBSP3) caem 5,51%, enquanto no ano, os papéis da companhia de saneamento sobem 6,18%.
Cotação SBSP3