A Sabesp (SBSP3) informou ao mercado que o atual presidente Benedito Braga continuará presidente da empresa e que a notícia de troca de comando com o presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco, não procede. [Baixe agora o relatório gratuito de PETR4]
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) desmentiu a notícia veiculada pelo jornal CNN Brasil, da última sexta-feira (12), de que o governador do estado, João Dória, pretendia convidar Castelo Branco para ser CEO da Sabesp.
Em nota de esclarecimento aos investidores, a companhia afirmou que “a informação não procede e Benedito Braga continuará no comandando a Sabesp, cargo que ocupa desde janeiro de 2019”.
Castello Branco está de saída da Petrobras depois de ter sua substituição anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. O executivo está no fim do mandato à frente da Petrobras e deve ser sucedido pelo general Joaquim Silva e Luna, escolhido pelo mandatário para ser diretor-presidente da companhia.
Governo de São Paulo estuda privatizar Sabesp em 2021
O governo do estado de São Paulo, em meio à queda da sua arrecadação causada pela pandemia do novo coronavírus, está buscando formas de arrecadar até R$ 8 bilhões em recursos. Segundo a publicação do início deste ano do jornal Folha de S. Paulo, entre as possibilidades para angariar capital está a venda da Sabesp.
O governador do estado, Dória, está planejando, segundo fontes escutadas pelo veículo, contratar em breve estudos para analisar a privatização da Sabesp ou, pelo menos, a alienação de ações ou a capitalização da estatal.
Além da privatização da Sabesp, o governo de São Paulo trabalha também para enxugar a máquina pública após a aprovação de uma reforma administrativa na Assembleia Legislativa em outubro e para aumentar o imposto sobre heranças.
Na primeira semana de janeiro, foi noticiado que acionistas minoritários da Sabesp estariam pressionando Dória por mudanças na gestão da companhia no curto prazo, mas com a principal ideia ainda sendo a privatização.