Com a privatização da Sabesp (SBSP3) concluída, o JP Morgan emitiu um novo relatório sobre a empresa de saneamento, com perspectivas bem otimistas para as ações.
Os analistas reiteraram a SBSP3 como a principal escolha no segmento de saneamento básico. A recomendação é de compra para as ações da Sabesp, com preço-alvo de R$ 125.
O valor representa um potencial de valorização de 40% diante da cotação da Sabesp no fechamento de quarta-feira (24), que foi de R$ 89,20.
Vale lembrar que os papéis da empresa já vem em um rali que dura 18 meses. Mesmo assim, o JP Morgan acredita que ainda há mais espaço para valorização.
“Os próximos trimestres devem apresentar ao mercado uma nova administração, um novo plano de negócios, medidas de eficiência de custos e aceleração de investimentos”, diz o relatório.
A execução do plano da Sabesp, contudo, será fundamental para que essas perspectivas se concretizem. Os analistas afirmam que, nos próximos dois meses, o principal fator de influência no desempenho da ação será a definição do novo conselho e da equipe de gestão, bem como a influência desses dois pontos na governança e estratégia da empresa.
Já para os próximos 12 meses, a casa espera que os principais gatilhos de valorização para a Sabesp digam respeito ao desempenho dos investimentos e a redução dos custos, à melhoria da rentabilidade, ao aumento da alavancagem, ao novo marco regulatório, à alocação de capital e à política de dividendos da Sabesp.
Até dezembro de 2026, os analistas do JP Morgan projetam uma redução real de 20% nas despesas operacionais por metro cúbico e um aumento de 45% na base de ativos regulatórios. Isso refletiria em uma expansão de 55% no Ebitda e de 53% no lucro por ação durante esse período.
Neste ano, os papéis da Sabesp avançam cerca de 17%. No mês de julho, a alta está na casa dos 16%.