Sabesp (SBSP3) aprova medidas para auxiliar setor privado de São Paulo

A Sabesp (SBSP3) aprovou medidas que visam auxiliar o setor privado do Estado de São Paulo. A companhia decidiu suspender os cortes de água e renegociar os débitos e pendências com clientes comerciais que estejam em cidades nas fases laranja e vermelha. A medida terá vigência até 31 de março deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Segundo a Sabesp, os débitos existentes, incluindo os acordos firmados durante o período de pandemia, serão renegociados sem aplicação de multa e juros, apenas correção monetária conforme política e procedimento da companhia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Os estabelecimentos que eventualmente tenham sido negativados durante a pandemia terão os efeitos suspensos imediatamente após a repactuação dos débitos com a Sabesp”, informou a companhia.

Governo de São Paulo estuda privatizar Sabesp em 2021

O governo do estado de São Paulo, em meio à queda da sua arrecadação causada pela pandemia do novo coronavírus, está buscando formas de arrecadar até R$ 8 bilhões em recursos. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, entre as possibilidades para angariar capital está a venda da Sabesp.

Em meados de janeiro, o jornal afirmou que João Doria, governador do estado, está planejando contratar em breve estudos para analisar a privatização da Sabesp ou, pelo menos, a alienação de ações ou a capitalização da estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/08/Lead-Magnet-1420x240-A.png

Além da privatização da Sabesp, o governo de São Paulo trabalha também para enxugar a máquina pública após a aprovação de uma reforma administrativa na Assembleia Legislativa em outubro e para aumentar o imposto sobre heranças.

Já na primeira semana de janeiro, foi noticiado que acionistas minoritários da Sabesp estariam pressionando Dória por mudanças na gestão da companhia no curto prazo, mas com a principal ideia ainda sendo a privatização.

Os investidores chegaram a se encontrar com Henrique Meirelles, secretário da Fazenda de São Paulo, e com Mauro Ricardo, secretário do Planejamento, para mostrar que os últimos investimentos da estatal foram insuficientes. Na data, o governo, que possui 50,26% da Sabesp, afirmou que contrataria uma consultoria financeira para averiguar a situação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno