Rússia e Índia selam acordo na compra de mísseis
Entre as negociações que estão acontecendo esta semana entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o prêmie indiano, Nerendra Modi, foi anunciado um acordo bélico entre Rússia e Índia. O país da Ásia Meridional comprou da Rússia quatro grupos de mísseis de defesa antiaérea S-400, pelo valor de 5,43 bilhões de dólares.
A negociação entre Rússia e Índia acontece a despeito de possíveis sanções vindas de Washigton. Principalmente pela lei contra os adversários dos Estados Unidos mediante a sanções (CAATSA), assinada pelo presidente estadunidense Donald Trump em agosto.
Buscando o estreitamento de laços comerciais e diplomáticos entre os países, Putin declarou sobre o encontro:
“Como resultado foi assinado um comunicado conjunto, no qual são considerados quase todos os aspetos da cooperação russo-indiana e delineados planos de grande envergadura a longo prazo. Acaba de ser assinado um sólido pacote de documentos interministeriais e empresariais, preparado especialmente para essa visita, que visa o desenvolvimento dos laços bilaterais em toda uma série de áreas”, disse.
A expectativa é que durante a visita do líder russo ao país asiático sejam assinados mais 20 acordos.
Putin ainda defendeu a soberania do estado indiano perante a possíveis punições vindas de fora.
Outro ponto que especialistas destacam do acontecimento é que enquanto parte do mundo evita acordos com Moscou, Nova Deli vai no caminho oposto.
Resta saber como os Estados Unidos vão encarar esta aproximação entre Rússia e Índia, algo que vem deixando apreensivo parte do