A Rumo (RAIL3) transportou 6,20 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) em dezembro do ano passado, alta de 15,3% na comparação anual e queda de 5,9% sobre os volumes transportados em novembro. Em 2023, a Rumo transportou 77,26 bilhões de TKU, um crescimento de 3,1% na comparação com o ano anterior. O resultado ficou dentro da meta de crescimento prevista pela empresa de transportar entre 76 bilhões e 78 bilhões de TKU no ano passado.
Rumo: produtos agrícolas
Os produtos agrícolas da Rumo responderam por 5,11 bilhões de TKU, toneladas por quilômetro útil, no mês passado, uma alta de 17,1% na comparação com dezembro de 2022 e queda de 7,7% comparado com novembro.
Os maiores volumes transportados da Rumo foram de milho (2,97 bilhões de TKU), farelo de soja (941 milhões de TKU) e fertilizantes (542 milhões de TKU). No ano, a Rumo transportou 64,37 bilhões de TKU, uma alta de 4,3% na comparação com 2022.
Produtos industriais
Já os produtos industriais da Rumo somaram 741 milhões de TKU em dezembro de 2023, queda de 4,7%, na comparação com igual mês de 2022, e alta de 2,5%, na comparação com novembro. Os maiores volumes transportados foram combustíveis (471 milhões de TKU) e madeira, papel e celulose (220 milhões de TKU).
Em 2023, foram transportados 9,07 bilhões em produtos industriais. O resultado representa uma queda de 4,4%, ante 2022.
Em contêineres, a Rumo transportou 353 milhões de TKU em dezembro de 2023, uma alta de 14,6%, na comparação com mesmo mês de 2022, e subiu 7,0%, na comparação com novembro. No ano, a empresa transportou 3,82 bilhões de TKU em contêineres, alta de 2,0% ante 2022.
XP: forte desempenho
“Em nosso tracker mensal de ferrovias de dezembro de 23, destacamos os volumes da Rumo, um forte desempenho, já que dezembro geralmente marca uma sazonalidade mais fraca devido a pausas para manutenção”, diz a XP, em relatório.
“Em uma base LTM, o market share da Rumo caiu para 38% no ano de 2023, refletindo a fraqueza do 1T23 (vs. 44% em 2022 e 42% em 2021), com o Arco Norte aumentando para 36% (vs. 33% em 2022 e 31% em 2022). 2021). Reiteramos nossa perspectiva positiva para as exportações de grãos do Centro-Oeste do Brasil e as perspectivas de preços da logística no médio prazo”, acrescentam.
“Estamos positivos com os preços de frete. A Rumo apresentou uma recuperação importante na produtividade durante 2023, e vemos fortes perspectivas de precificação de alternativas de transporte de grãos para 2024 (acreditamos que tanto a Rumo quanto a HBSA estão altamente contratadas para 2024, ajudando a mitigar os riscos relacionados às culturas). Vemos o cenário restrito de S&D como o principal impulsionador da precificação”, completa o XP.
Com Estadão Conteúdo