Empresa de logística do grupo Cosan (CSAN3), a Rumo (RAIL3) firmou um contrato para dar andamento a uma das maiores obras de extensão ferroviária do Brasil, segundo informações da CNN.
Passando por 16 municípios, a Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso terá mais de 700 quilômetros e gerará um custo de R$ 14 e R$ 15 bilhões, com capital integralmente privado.
O projeto ferroviário da companhia deve ser desenvolvido por etapas, sendo que a primeira fase foi iniciada na última quinta-feira (3) e terá aproximadamente 210 km, de Rondonópolis até Campo Verde, no Mato Grosso.
Nesta etapa, a estimativa de investimento da Rumo é de R$ 4 a R$ 4,5 bilhões. A previsão de conclusão é até dezembro de 2025.
Além disso, é previsto que a ferrovia chegue a Campo Verde até o final do ano de 2025, siga para ramal de Cuiabá e continue até Nova Mutum. Isso deve acontecer até 2028.
Já em Lucas do Rio Verde, a expectativa é de que chegue em 2030, no ano em que a obra se completa.
O presidente da Rumo, João Alberto Abreu, destacou a importância do projeto em transformar o nível de competitividade do Brasil para a exportação de seus produtos: “Está sendo construído mais de 700 quilômetros de ferrovia no coração do agronegócio brasileiro, no estado que hoje responde por 40% do que o país exporta de grão”, disse.
O CEO acrescentou que a “empresa de etanol de milho vai para a beira da ferrovia e constrói a fábrica em um terminal. Nestes locais terão a esmagadora de milho, a produtora de sementes, a fábrica de fertilizantes. Ou seja, se instala uma cadeia de valores que começa a crescer e a ganhar competitividade porque a infraestrutura chegou”.
A Rumo destacou que a obra, que deverá gerar cerca de 100 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, terá 22 pontes, 21 viadutos, 2 quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes. Dessa forma, a extensão deve consumir 1,4 milhão de dormentes e 108 mil toneladas de trilhos.