Rumo (RAIL3) manifesta interesse na ferrovia estadual do MT
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), divulgou hoje (19) o edital de chamamento público para a construção da ferrovia estadual que pretende ligar Cuiabá aos municípios de Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Ainda nesta segunda-feira, a Rumo (RAIL3) manifestou interesse no projeto.
A afirmação de que a Rumo estaria interessada na ferrovia estadual do Mato Grosso, foi feita pelo secretário de Fazenda do estado, Rogério Gallo.
O investimento estimado nos dois blocos de ferrovia é de R$ 12 bilhões, com exploração de 45 anos sob o regime privado, em que o Estado faz a chamada pública e as empresas se habilitam para participar da seleção para fazer os aportes por sua conta e risco.
O início da operação da ferrovia, segundo o governo, é em até 6 meses após licença ambiental de instalação e a conclusão do terminal de Cuiabá deve ser até o segundo semestre de 2025.
Além disso, Mendes estimou que as obras da primeira ferrovia estadual do Estado devem começar já em 2022. “É possível que no fim do primeiro semestre de 2022 tenhamos obras efetivamente acontecendo”, disse o político.
“O prazo é de 4 anos após o início das obras para a ferrovia chegar a Cuiabá e 7 anos para Lucas do Rio Verde”, destacou o governador.
Ele acrescentou que o governo tem 45 dias para receber manifestações de interesse. “Estimamos que no máximo em 60 dias publicaremos o resultado da concorrência, com assinatura do contrato. A partir daí a empresa vencedora pode apresentar o projeto de licenciamento ambiental.”
Segundo o governador, o critério principal para escolha da proposta é a “maior abrangência de cobertura ferroviária dentro do projeto”. “Não é um projeto para 10 investidores, precisa de um investimento robusto e empresas do ramo. Mas esperamos que haja competição, inclusive com empresas de fora do País”, destacou.
Cotação da Rumo
A ação da Rumo (RAIL3) encerrou a sessão de hoje em alta de 2%, valendo R$ 20,87.
Com informações do Estadão Conteúdo