Rumo (RAIL3): Ações estão aquém do esperado e discordamos, diz XP
Em novo parecer sobre a Rumo (RAIL3), analistas da XP destacaram que as ações da companhia estão performando abaixo do esperado na bolsa de valores, e a casa considera que as quedas são ‘exageradas’.
Atualmente a XP tem recomendação de compra para as ações da Rumo, com preço-alvo de R$ 35.
“O fraco desempenho de RAIL3 está chamando a atenção dos investidores, fazendo com que a ação seja negociada em seus múltiplos mínimos históricos”, diz a casa.
Segundo a XP, as principais razões para a deterioração são:
- Taxas de juros mais altas
- Riscos para 2025 relacionados às negociações de contratos de ToP e à produção de grãos
- Revisão para cima no capex de expansão
- Fluxo de notícias negativas sobre regulamentação/novos projetos
“Entendemos a percepção de risco de 2025. Vemos uma preocupação relevante entre os investidores em relação aos resultados de 2025 com base em uma combinação de negociações de contratos take-or-pay (ToP) mais difíceis em andamento com os clientes (já que as tradings enfrentam um ambiente de margens mais baixas em 2024) e maior percepção de risco da safra de milho devido a atrasos no plantio da safra de soja devido às condições climáticas secas”, diz a casa.
Com relação às negociações tarifárias, a XP vê um ambiente estruturalmente positivo de oferta/demanda para a logística de grãos e espera que ele prevaleça em relação às condições de curto prazo.
“Quanto ao risco da safra de 2025, nós o vemos principalmente com base em um cronograma de plantio de soja atrasado no estado de MT, para o qual esperamos uma rápida melhora nas próximas semanas (dada a expectativa de maior precipitação e os agricultores tecnologicamente equipados em MT)”, concluem os analistas.
Cotação das ações da Rumo
As ações da Rumo são negociadas a cerca de R$ 19,20 em bolsa atualmente, com uma desvalorização de 8% no acumulado dos últimos 30 dias. Desde o início do ano de 2024, os papéis caem 13,5%.
Cotação RAIL3