Rubem Novaes renuncia à presidência do Banco do Brasil (BBAS3)
O presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Rubem Novaes, entregou nessa sexta-feira (24) um pedido de renúncia ao cargo “entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.
Contudo, o pedido de Rubem Novaes terá efeito a partir de agosto desse ano, em data a ser definida, segundo fato relevante do Banco do Brasil.
O pedido foi entregue ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com o fato relevante, a renúncia já foi aceita por Bolsonaro.
O texto do banco, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), destaca: “o Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário”.
Rubem Novaes, o presidente do Banco do Brasil
Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, (BNDES), Rubem Novaes havia tomado posse do cargo de presidente do BB em janeiro de 2019, logo após o Guedes assumir o cargo de ministro.
Em sua cerimônia de posse, Novaes afirmou que assumia o comando do maior banco público do País livre de ‘interferências políticas’.
Veja também: Banco do Brasil (BBAS3): setor financeiro do Brasil não é “cartelizado”
Durante o evento, o presidente do Banco do Brasil também anunciou que planejava vender ‘alguns ativos’ da instituição financeira, apesar de indicar que não venderia o que chamou de ‘joias da coroa’.