O bilionário russo Roman Abramovich afirmou nesta quarta-feira (2) que pretende vender o clube de futebol inglês Chelsea. Abramovich disse que está “indignado” com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo ele, o clube usará a receita com a venda do Chelsea, estimada em US$ 20 bilhões — de acordo com o jornal britânico Daily Mail –, para “socorrer as vítimas da guerra na Ucrânia”.
Segundo informações do site de notícias CNBC, o dono do Chelsea – atual campeão europeu e mundial — vinha sendo pressionado pelos ingleses em função de sua proximidade com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O bilionário suíço Hansjoerg Wyss, possível comprador do clube, afirmou que Abramovich estava com pressa para vender o clube.
De acordo com informações da imprensa inglesa, o russo passou as últimas semanas buscando possíveis interessados para a venda do Chelsea.
“Como já disse antes, sempre tomei decisões com o melhor interesse do clube em mente”, disse Abramovich em comunicado. “Na situação atual, tomei, portanto, acredito que isso seja do interesse do clube, dos torcedores, dos funcionários, bem como dos patrocinadores e parceiros”.
O anúncio da venda do Chelsea veio em menos de uma semana depois de o bilionário dizer que estava transferindo a administração do clube para os curadores de uma fundação de caridade, em meio à pressão da opinião pública para que Abramovich enfrentasse sanções do Reino Unido.
Na última terça, um advogado ucraniano confrontou o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sobre a falta de sanções contra Abramovich.
“Você está falando de mais sanções, primeiro-ministro. Mas Roman Abramovich não é sancionado. Ele está em Londres. Seus filhos não estão nos bombardeios. Seus filhos estão em Londres”, disse a defensora, Daria Kaleniuk, diretora executiva do Centro de Ação Anticorrupção.
Venda do Chelsea não será acelerada, diz Abramovich
Abramovich comprou o Chelsea em 2003. Desde então, o clube conquistou o título da temporada na principal divisão de futebol da Inglaterra, a Premier League, o principal torneio de futebol do país, além da FA Cup (a Copa da Inglaterra), cinco vezes cada. O time está em terceiro lugar na Premier League, atrás do líder Manchester City e Liverpool.
O time inglês é o atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, o campeonato mais importante do velho continente. Sua última conquista foi o Mundial de Clubes, ao vencer o Palmeiras em fevereiro deste ano.
“A venda do clube não será acelerada, mas seguirá o devido processo. Eu não vou pedir nenhum empréstimo para ser reembolsado. Não entrei no negócio por dinheiro, mas pela paixão pelo jogo e pelo clube”, disse Roman Abramovich.
Notícias Relacionadas