Rodrimar entra com pedido de recuperação judicial

O Grupo Rodrimar entrou com pedido de recuperação judicial, de acordo com comunicado da própria empresa divulgado nesta quinta-feira (6). A empresa opera terminais no Porto de Santos, em São Paulo.

De acordo com a Rodrimar, a recuperação judicial foi pedida por conta da retração econômica brasileira durante os últimos cinco anos. Além disso a empresa ainda lista a profunda crise do mercado portuário e as dificuldades em negociar com credores, como motivos para entrar no processo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-1.png

Segundo ela, a recuperação judicial indica um “o início de uma nova etapa”, porque fornece garantia e segurança para que seja feita a negociação de todas as pendências com os credores.

O grupo afirma que a medida foi tomada para que suas empresas honrem “seus compromisso com fornecedores, funcionários, parceiros, clientes e credores, com menor impacto possível, como sempre aconteceu ao longo de sua história de mais de 70 anos de atividades”.

Além disso, a Rodrimar afirma que sem que as operações de suas empresas sejam interrompidas, o grupo conseguirá recolher a receita necessária para cobrir as demandas.

O regime de recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação das atuais dificuldades econômico-financeiras, a fim de permitir que as empresas continuem atuando e, com isso, preservar os direitos de todos os interessados.

Saiba mais: Renault cai mais de 6% em Paris após Fiat retirar proposta de fusão

Alvo de investigação

A Rodrimar é alvo de investigação por supostamente ter pago propina ao ex-presidente Michel Temer, para que fosse beneficiada pelo decreto dos portos, emitido em 2017.

As investigações do caso levaram ao indiciamento de três executivos da empresa, além do ex-presidente Temer, o coronel João Baptista Lima e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures.

Ocupações da empresa

No Porto de Santos a Rodrimar opera um terminal de contêineres de 70 mil metros quadrados. Além do terminal, localizado em Saboó, a empresa controla o terminal Pérola, em Outeirinhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/62489cba-relatorio-bradesco.png

O grupo ainda possui um terminal no Porto de Recife. Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e em Miami, Estados Unidos, a Rodrimar possui terminais para atender o mercado portuário.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno