O Rock in Rio fechou uma parceria com a Heineken, Braskem (BRKM5), Natura (NTCO3) e Coca-Cola (COCA34) para reciclar 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival.
Previsto para começar no próximo dia 2 de setembro, o Rock in Rio é um evento que já chegou a reunir 700 mil pessoas em sete dias de festival em edições anteriores.
“Uma das nossas metas de sustentabilidade é a circularidade. Levar essa ideia para o Rock in Rio e contribuir para um evento mais equilibrado ambientalmente é uma satisfação para nós”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da marca da Heineken no Brasil.
Neste ano, o material recolhido durante o festival de rock será transformado em matéria-prima circular pela Braskem.
Esse material será utilizado para a produção de embalagens de desodorantes corporais perfumados de diversas marcas da Natura.
Em 2019 os copos da Heineken também foram transformados em tampas do desodorante corporal da linha Humor da Natura
Após o descarte feito pelo público, a Comlurb gerenciará os resíduos até as cooperativas parceiras do Rock in Rio Brasil 2022, que serão transformados em resina circular pela Clean Plastic.
“Faz parte do nosso compromisso conscientizar a sociedade sobre o uso e descarte consciente de resíduos plásticos e engajar a todos nessa tarefa que é coletiva. Se a intenção do evento é fazer um mundo melhor, queremos ser parte disso”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem.
Conscientização no Rock in Rio
Além das ações com os resíduos, o Rock in Rio estampará os copos – produzidos pela Coca-Cola e pela Heineken – com mensagens de incentivo ao público para a realização do descarte correto do material.
“A Coca-Cola assumiu o compromisso público de até 2030 zerar o impacto de todas as embalagens da marca no planeta. Entendemos que eventos como o Rock in Rio, são ótimas oportunidades para engajarmos as pessoas com o tema e promovermos o lado educacional sobre impacto socioambiental”, diz Katielle Haffner, Head de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil.
“Somos uma marca cada vez mais comprometida em ajudar na construção de um mundo melhor e agentes ativos nessa construção. Este ano, além das iniciativas com os recicláveis, estamos destinando para compostagem o resíduo orgânico dos caterings artísticos e de fornecedores. Temos convicção de que só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais e mais empresas”, concluiu Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.