Robinhood é acusada por regulador de ‘gamificação’ dos investimentos

A Robinhood Markets está mais uma vez na mira da Justiça nos Estados Unidos. Dessa vez, um órgão regulador do estado de Massachusetts entrou com uma ação legal acusando a corretora norte-americana de “gamificação” dos investimentos. As informações foram divulgadas pelo Financial Times.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O conceito de gamificação consiste na utilização de dinâmicas provenientes de jogos para engajar o público. É nisso que se baseia o argumento da Massachusetts Securities Division. O órgão regulador alega que a Robinhood violou as leis e regulamentos estaduais ao se comercializar agressivamente para investidores no estado “sem levar em consideração os melhores interesses de seus clientes”, segundo o jornal.

De acordo com a reportagem, o escritório informou que uma grande parte do público do estado de Massachusetts que possui autorização para investir em opções detém pouco ou mesmo nenhum conhecimento do mercado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, o acusante alegou que a corretora não implementou controles adequados para proteger investidores inexperientes, dando luz verde a alguns novos negociantes, mesmo em violação das próprias políticas da empresa.

Massachusetts acusa corretora de não priorizar clientes

Segundo a reportagem do Financial Times, a ação do órgão regulador é a primeira desde que o estado passou a aplicar uma nova norma fiduciária, que determina que as corretoras tenham o melhor interesse dos clientes.

A nova regra, nesse sentido, obriga as empresas a priorizar as pessoas e evitar, eliminar ou limitar os conflitos de interesse.

Dessa forma, um pilar da acusação do regulador é falha em manter uma infraestrutura de apoio à base de clientes da Robinhood, que registrou 70 interrupções ou interrupções entre janeiro e novembro.

O regulador também alegou que Robinhood falhou em manter a infraestrutura de apoio à sua crescente base de clientes, com até 70 interrupções ou quedas entre janeiro e novembro.

O que diz a Robinhood?

A corretora, por sua vez, comunicou que discordava das acusações e disse que pretendia se defender vigorosamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/1420x240-Banner-Home-1-3.png

“Trabalhamos diligentemente para garantir a escala de nossos sistemas e estar disponíveis quando as pessoas precisam deles”, salientou a Robinhood em comunicado. “Também fizemos melhorias significativas em nossa oferta de opções, adicionando proteções e materiais educacionais aprimorados.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno