O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, foi anunciado, nesta quarta-feira (19), como novo vice-presidente executivo e diretor de assuntos corporativos da PepsiCo. A função do executivo, entretanto, começará a ser exercida apenas no dia 1 de setembro.
No novo cargo, Roberto Azevêdo tratará das relações da PepsiCo com governos, reguladores, organizações internacionais e ONGs. Em nota, o presidente da companhia, Ramon Laguarta, afirmou estar entusiasmado para receber o líder da OMC. “Nós estamos animados em receber Roberto, que traz habilidades políticas valiosas e conhecimento técnico dos complexos ambientes social, político e regulatório que impactam corporações multinacionais como a PepsiCo”, disse o executivo.
Atualmente, Roberto Azevêdo está em seu sexto mandato à frente da OMC. Além deste cargo, o executivo já desempenhou outras funções, como a de embaixador brasileiro e a de líder da área de questões econômicas e tecnológicas do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
Além do anúncio de Azevêdo, a PepsiCo também informou nesta quarta que terá um novo diretor de sustentabilidade, a partir do dia 1 de setembro. Jim Andrew ocupará o lugar de Simon Lowden no cargo, que está se retirando após 24 anos na empresa.
Renúncia de Roberto Azevêdo do cargo da OMC
Em maio deste ano, Azevêdo renunciou ao cargo de diretor-geral da OMC de forma antecipada. A saída de Azevêdo, porém, acontecerá no dia 31 de agosto. À época, o executivo salientou que sua decisão não estava ligada a questão de saúde e muito menos de política. “Também quero ser claro sobre o que essa decisão não representa. Ela não está relacionada a questões de saúde. Tampouco estou buscando oportunidades políticas”, afirmou Roberto Azevêdo.