Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido e líder do Partido Conservador, após a renúncia de Liz Truss, na semana anterior.
Ele irá assumir após a sua única adversária, Penny Mordaunt, desistir da corrida pelo cargo de chefia do Reino Unido e declarar apoio a Rishi Sunak – o único que reuniu as 100 assinaturas necessárias.
“Esta decisão é histórica e mostra, uma vez mais, a diversidade e o talento do nosso partido. O Rishi tem todo o meu apoio”, disse Mordaunt, em comunicado.
O primeiro-ministro, assim, assume o cargo em meio a uma crise política, dada a saída conturbada de Boris Johson e a renúncia de Liz Truss após 44 dias no cargo – o menor tempo da história.
Truss, vale lembrar, teve problemas por conta de um pacote fiscal aprovado que lhe custou popularidade e capital político.
Agora, Sunak deve se reunir com o Rei Charles III para formalizar a formação de um novo governo. Além disso, deve cumprir agenda com outros ministros e organizar as políticas de governo.
Ainda na quarta (26), deve ir ao Parlamento do Reino Unido para responder aos questionamentos do seu próprio partido e dos demais parlamentares.
Quem é Rishi Sunak
O novo primeiro-ministro atuou como Ministro das Finanças de Boris Johson e é o primeiro da história a assumir o cargo sendo afro-hindu.
Com 42 anos, é filho de imigrantes indianos e casado com Akshata Murthy, uma fashion designer que tem o patrimônio avaliado em £500 milhões.
Antes de ser o Chanceler do Tesouro de Boris Johnson, Rishi Sunak atuou como Membro do Parlamento Britânico por Richmond, de maio de 2015 até o momento.
Entenda a renúncia de Liz Truss
O Partido Conservador vive uma crise desde o governo de Boris Johnson, que renunciou depois de uma debandada de ministros.
A proposta econômica da ex-premiê, de corte de impostos, foi mal recebida no país, em um momento no qual a inflação do Reino Unido ultrapassou os 10%, em sua maior taxa nos últimos 40 anos. Como parte da reação ao planejamento, a libra caiu para o menor valor da história em relação ao dólar.
O novo ministro das Finanças, Jeremy Hunt, reverteu as mudanças anunciadas pela primeira-ministra, aprofundando a crise no governo. Kwasi Kwarteng, o antigo responsável pela pasta, havia sido demitido do cargo na última sexta-feira (14). A carta divulgada por Kwarteng endereçada à chanceler dizia que ela pediu para que ele “ficasse de lado”.
Segundo a BBC, antes de Liz Truss – que renunciou e passou o cargo a Rishi Sunak -, o mandato mais curto de um primeiro-ministro havia sido de George Canning, que ficou no cargo por 119 dias, antes de morrer, em 1827.
Notícias Relacionadas