A Riachuelo registrou, no intervalo entre 4 e 12 de abril, uma elevação de 124% no volume de vendas em seus canais digitais, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A varejista de moda apresentou, também, forte crescimento no tráfego da plataforma de e-commerce. Na comparação anual, a Riachuelo anotou um aumento de 56% no tráfego do site. A companhia não detalhou, no entanto, a parcela das vendas online em seu faturamento total, de R$ 5,4 bilhões em 2019, uma alta de 5,6%.
Os canais digitais, aliados ao site e ao novo aplicativo da Riachuelo receberam investimentos de R$ 168 milhões no ano anterior. Dessa forma, o valor total investido pela varejista de moda no ano chega a 5%.
“Considerando que estamos a pouco mais de 100 km de qualquer residência, ter nossa capilaridade apoiando a qualidade do serviço que prestamos aos consumidores, presencialmente ou remotamente, fará toda diferença”, declarou, Carlos Alves, o diretor de tecnologia e inovação da Riachuelo.
Estratégias da Riachuelo durante o isolamento
No mesmo sentido, com o objetivo de aumentar o volume em seus canais digitas, a empresa tem participado de lives musicais nas redes sociais. A Riachuelo obteve patrocínio nos shows da contadora sertaneja Marília Mendonça, que atingiu 3,2 milhões de acessos simultâneos, assim como do cantor Gustavo Lima, que se apresentou durante sete horas e meia. Após utilização de conteúdo patrocinado nas lives, a varejista de moda registrou mais de 50 mil downloads em seu aplicativo.
A Riachuelo anunciou, no final de março, que suspendeu as atividades de todas as suas 323 lojas no Brasil. A medida é uma forma de conter os avanços da pandemia de coronavírus (covid-19).
Saiba mais: Riachuelo suspende operações de todas as lojas no Brasil
A companhia salientou também que afastou os colaboradores que pertencem ao grupo de risco da doença. Além disso, a empresa está seguindo o modelo de home office aos funcionários que exercem funções que não são obrigatoriamente presenciais.
O presidente do conselho de administração dos grupo Guararapes (GUAR3), dona da Riachuelo, Flávio Rocha, tem afirmado que medidas de isolamento social poderiam piorar a situação econômica no Brasil.
“O que acontece quando você tira a economia da tomada? Você não consegue dar partida depois que esfriou. Não sabemos como a cadeia produtiva vai se organizar para gerar. É um dano incomensurável”, declarou o executivo da Riachuelo.